Ginásios e outdoor

Bungee Fitness: a nova modalidade que vai pô-lo a voar pelo ginásio

Surgiu há poucos anos do outro lado do mundo, e é um fenómeno a crescer nas redes sociais.
O bungee fitness está a ganhar adeptos.

Com o bunggee jumping, há quem se fascine com a ideia de adrenalina e quem nunca se atreva a fazê-lo. É bastante compreensível, perante as dezenas de metros que envolve um salto seguro apenas por uma corda. 

Há, no entanto, uma alternativa cada vez mais viável. Surgiu num ginásio na Tailândia, em 2016, mas rapidamente tem chegado aos mais diversos países. Agora, é também fenómeno nas redes sociais. E já dá todos os sinais de que veio para ficar.

O bungee fitness (ou bungee workout) é modalidade que usa a corda do bungee jumping mas presa ao teto do estúdio ou ginásio. O princípio das cordas elásticas mas aqui substitui-se a adrenalina das alturas por um treino de baixo impacto, que em certos casos é quase comparado a uma dança. Mas já lá vamos.

A modalidade pioneira no Stories To Tales Theatre, um ginásio de Banquecoque, foi notícia quando saiu e desde então começou a surgir noutros países. Em Portugal, por exemplo, o primeiro espaço com bungee fitness abriu em Oeiras, em 2019, numa aposta do KC Fly Studio, que até tem aulas para todas as idades.

Neste método de treino de baixo impacto, usa-se a corda elástica presa ao praticante para treinar, jogando com a gravidade. O cabo fornece resistência e assistência, permitindo que os músculos do corpo inteiro trabalhem num jogo constante com o equilíbrio.

Há vídeos que se têm popularizado nas redes sociais que chamaram a atenção pela forma como uma aula pode ser uma curiosa, e bem coordenada, rotina aérea que lembra uma espécie de dança no ar. Um dos primeiros vídeos que viralizou sobre a modalidade, ainda em 2017, contabiliza uns impressionantes 47 milhões de visualizações.

Smooth transitions mean every muscle is working…. perfecting the Bungee technique #bungeeworkout #toughlotus #perfecting #fitness #cardio “To use this video in a commercial player or in broadcasts, please email licensing@storyful.com”

Posted by Tough Lotus Bungee Workout and Aerial Fitness on Friday, June 23, 2017

Os instrutores do Stories To Tales Theatre tornaram-se uma espécie de porta-voz da modalidade, tendo viajado até para outros países para dar formação.

Nas aulas de bungee fitness, a primeira fase é sempre mais básicas, como exercícios que jogam com o equilíbrio e o peso corporal, como por exemplo flexões. À medida que se vai dominando o treino, os movimentos mais básicos vão dando lugar a exercícios e rotinas mais complexas, que podem envolver saltos e rotações no ar, por exemplo.

Durante um rotina, uma parte do trabalho é cardio, outra é de força, o que quer dizer que pode também contribuir para queimar caloria e tonificar algumas cadeias musculares. O facto de a pessoa estar em suspensão tem a vantagem de trazer menos impacto em termos de articulações, razão pela qual, como nota o “Independent”, haver quem possa beneficiar deste tipo de treino quando se encontra a recuperar de algum tipo de lesão.

Há, no entanto, outro benefício que se tem destacado entre os praticantes, que podem ser das mais diversas idades. E é aquele tipo de coisa que nunca é demais na hora de treinar: diversão. Afinal de contas, há qualquer coisa de diferente num treino fit que nos deixa a esvoaçar pelo estúdio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT