Ginásios e outdoor

Um percurso único pela Peninha, uma das zonas mais bonitas da Serra de Sintra

O percurso de 12 quilómetros vai passar por sítios como o Cabeço do Vento, o Bosque do Silêncio e as Pedras Irmãs.
Vai passar pelo Bosque do Silêncio.

A Serra de Sintra está cheia de mistérios, histórias e palácios antigos. Mas há mais verdadeiros tesouros por descobrir, basta saber quais os caminhos certos — ou deixar-se guiar por quem melhor os conhece.

Um deles é a zona de Peninha, que será protagonista de uma caminhada agendada para 17 de março, um domingo. Ali observam-se sinais de presença humana desde o Neolítico e várias construções classificadas como Imóvel de Interesse Público. 

O ponto de encontro está marcado para as 9h30, no parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da Serra (Rua Francisca Correia Nunes). O circuito, após percorrer algumas ruelas da vila, segue em direção à encosta do trilho do Dragão. Vai levá-lo em direção ao Cabeço do Vento, com passagem pela Fonte dos Romeiros, até chegar ao Santuário da Peninha.

Aí terá a oportunidade de apreciar vistas fabulosas por toda a Serra de Sintra e a linha da Costa, que permitem alcançar a Foz do rio Tejo e o Cabo Espichel. O trajeto passa ainda pelo Bosque do Silêncio e pelas Pedras Irmãs. Depois retomará o caminho com destino ao ponto de partida. 

No total, serão percorridos 12 quilómetros em cerca de quatro horas e quinze minutos. Trata-se de uma caminhada circular de nível 3.5 de dificuldade, segundo a Caminhando, a empresa organizadora. Deverá levar consigo roupa e calçado adequado — botas ou sapatos com boa aderência —, uma garrafa de água, chapéu, protetor solar e fato de banho, para dar um mergulho, se o tempo o permitir.

A inscrição pode ser feita online e custa 8€ por pessoa. Neste valor está incluído o guia de acompanhamento e os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 caminhadas que pode fazer até à primavera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT