Ginásios e outdoor

A caminhada que o leva à descoberta de um forte abandonado em Cascais

De vilas pitorescas à vista para o horizonte, vai poder percorrer o trajeto que promete conjugar a história com o lazer.
A Praia do Abano é um dos locais de passagem da caminhada.

O Forte do Abano ou do Guincho, em Alcabideche, construído durante o reinado de D. João IV, fez parte da história da defesa do País, mas agora encontra-se ao abandono na encosta do areal de Cascais. A fortaleza, construída pelo ano de 1642, não salta logo à vista, mas serviu para impedir desembarques e permitir o controlo da atividade envolvente. 

A oportunidade perfeita para ir à descoberta desta história é esta caminhada, na qual o forte é ponto de visita obrigatória. O passeio, organizado pela Caminhando, está marcado para 19 de maio.

Neste percurso, com a duração de cerca de quatro horas, pode até aproveitar para dar um mergulho, caso o tempo o permita. O trajeto vai desde o mar à serra, entre vilas pitorescas de Alcabideche, e passará por zonas do Parque Natural de Sintra-Cascais e pela Calçada do Chafariz.  

O ponto de encontro da caminhada é às 9h20, no parque de estacionamento perto da Escola Primária da Malveira da Serra. O itinerário de 11 quilómetros é circular e a empresa organizadora alerta para o uso de calçado e vestuário adequado a caminhadas. Aconselha também os participantes a levarem protetor solar, chapéu, fato de banho e, no mínimo, 1,5 litros de água. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na plataforma online do grupo. Têm um custo de 8€ por pessoa e neste valor está incluído o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, caso a submissão seja feita até às 16h30 de 18 de maio. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT