Ginásios e outdoor

Caminhar na passadeira: o estranho treino para queimar gordura que se tornou viral

Chama-se 12-3-30 e consiste em sessões curtas e, supostamente, eficazes. A NiT falou com um personal trainer sobre este fenómeno.
É um bom cardio.

Quando dezembro se aproxima, muitos tentam correr atrás do prejuízo causado nos restantes 11 meses dos ano. Outros não querem agravar a situação num mês em que todos cometemos excessos alimentares. Fazemos dietas e investimos no exercício físico, apostando nas tendências que nos chegam diariamente através das plataformas digitais. O 12-3-30 é apenas um deles — este treino que se tornou viral no início do ano, ressurgiu nos feeds das redes sociais nas últimas semanas.

Uma passadeira e trinta minutos são tudo o que precisa para pôr em prática este método, no mínimo, estranho. A designação numérica tem uma explicação simples: significa que a passadeira deve ser programada para ter uma inclinação de 12 graus na velocidade de três milhas por hora — o equivalente a 4,8 quilómetros por hora —, e que deve caminhar durante 30 minutos mantendo estas definições.

E é mesmo só isto. Basta andar durante trinta minutos no piso com uma inclinação constante para desenvolver um esforço contínuo, mas controlado. Os que já experimentaram — e foram milhares — garantem que estes sessões permitem queimar gordura corporal de forma eficaz. E, asseguram os especialistas, são uma ótima forma de (re)começar a treinar.

A quantidade de partilhas tornaram este treino um fenómeno viral ao ponto dos utilizadores elevarem a fasquia: transformaram-no num desafio coletivo. O objetivo é fazer uma sessão diária durante 30 dias consecutivos e, no final, mostrar os resultados obtidos.

As vantagens do 12-3-30

“É um bom treino para quem está a começar”, diz à NiT o personal trainer David Gião. E sublinha: “Mas não leva em consideração a individualidade e necessidade de cada atleta.” O que significa que nem todas as pessoas o devem fazer. “Quem tem patologias cardíacas diagnosticadas deve sempre ter cuidado com os exercícios de cardio e este, apesar de ser uma caminhada não é exceção.”

Os treinos cardio são verdadeiros aliados de quem pretende perder peso. Mas, ao contrário das corridas, as caminhadas podem ser feita por quase todas pessoas, em diferentes fases do processo de emagrecimento. Além disso, são um exercício de baixo impacto, o que diminui o risco de contrair alguma lesão. Quando fazemos uma caminhada numa passadeira podemos não só controlar o ritmo da passada como a elevação do aparelho. Podemos aumentar a taxa de inclinação e aí passamos a caminhar como se estivéssemos numa subida, o que irá acrescentar intensidade ao exercício e que também é importante. Contudo, o personal trainer do JAF Club em Almada destaca: “No caso deste treino específico, a elevação a 12 por cento só será intensa para algumas pessoas, depende sempre da condição física de cada uma.

No entanto, David Gião não descarta as vantagens do 12-3-30: “fazer um treino diário de 30 minutos é realmente muito bom, por isso, se ajudar alguém a praticar mais atividade física, é algo benéfico. Além disso, é um exercício fácil de fazer e que pode trazer muitos e bons resultados”. Os treinos de baixo impacto promovem a circulação sanguínea, contribuem para a manutenção da saúde cardíaca e podem ajudar a queimar gordura. No entanto, como explica o PT “este tipo de exercício só promove a perda calórica no momento e não ao longo de um período mais alargado, como acontece com os treinos de musculação ou HIIT“.

Embora estas caminhadas inclinadas promovam uma eliminação de calorias mais eficaz do que as caminhadas planas, a perda de peso só será efetiva se “forem acompanhadas de uma dieta saudável”. Existe, porém, um perigo: o aborrecimento. Por se tratar de um exercício altamente repetitivo, pode acabar por desmotivar quem se aventura neste 12-3-30, que será mais indiciado para quem prefere treinos previsíveis.

Além disso, os especialistas alertam que, tal como se verifica com a esmagadora maioria dos treinos virais, este não é milagroso. Só funcionará como uma ferramenta útil num processo de perda de peso se o mesmo considerar outros fatores, como a alimentação, o stress, o sono e o estilo de vida.

@ama.farr

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