Ginásios e outdoor

Catarina Miranda: “Sinto-me melhor aos 40 do que quando tinha 20 e poucos anos”

A locutora de rádio e criadora de conteúdos digitais contou à NiT como perdeu mais de 10 quilos de forma saudável.
A conhecida radialista perdeu peso de forma saudável.

Locutora de rádio, autora de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, aos 43 anos, Catarina Miranda junta agora à lista de coisas que a definem “exemplo a seguir para quem luta contra o excesso de peso”. A  antiga voz da Antena  inspira muitas mulheres a cuidarem de si e a manter um estilo de vida mais saudável.

No final do primeiro confinamento Catarina embarcou numa viagem em direção a um estilo de vida melhor com o marido Miguel Raposo. “Há um ano escolhi mudar. No início da pandemia descuidei-me e não gostava do que via ao espelho. Decidi que bastava e comecei a levar-me mais a sério. Fiz uma reeducação alimentar” conta à NiT. Este foi o primeiro passo para a mudança de 180º que fez em relação à forma como se vê.

“No início cortei muita coisa. Deixei de comer pão, massa, arroz, fritos, arroz. Já não comia carne desde o nascimento do meu filho, agora estou a tentar deixar o peixe. Outra coisa que fiz foi evitar beber algo que adoro, vinho”, recorda. 

A autora de “Só mais cinco minutos” foi acompanhada por um nutricionista e sentiu que também precisava de um profissional para a guiar no exercício físico. “Sempre fui ativa e frequentava ginásios, mas mais do que criar treinos pensados para os meus objetivos, aquilo que precisava era de um compromisso.”

Quando decidiu que estava na hora de mudar, começou a treinar cinco vezes por semana acompanhada pelo personal trainer Ricardo Brito. Neste momento, reduziu o número de treinos para três semanais. “Mas aos fins de semana faço caminhadas, ando de bicicleta ou vou ao ginásio”, conta. 

Sem pressas, os resultados começaram a aparecer, nomeadamente, a perda de peso, a diminuição de idade metabólica, mais água no organismo e menos massa gorda. Durante o processo perdeu mais de 10 quilos. Quando deu início a esta mudança pesava 60 quilos. Neste momento pesa 49 quilos, mas confessa à NiT que já pesou menos, porque agora tem o objetivo de ganhar massa muscular e tonificar. E acrescenta: “Sinto-me melhor agora aos 40, do que com 20 e poucos anos”.

Os exercícios preferidos de Catarina

A criadora de conteúdos digitais, que em tempos foi uma das caras da Rádio Comercial, contou á NiT que treina sempre pelo menos uma hora e que os seus exercícios favoritos são os que trabalham os membros inferiores. Não adora correr, mas como não resiste a um bom desafio, aos poucos foi ganhando admiração por esta modalidade.

“Tenho asma de esforço e toda a minha vida ouvia que não podia correr. Depois de ser mãe e já com mais de 30 anos quis experimentar a sensação que todos me descreviam em relação à corrida e fiz um todo um processo para experimentar”. Entretanto já fez várias provas, entre elas a de São Silvestre e, mais recentemente, a Meia Maratona de Lisboa.

Para Catarina, o equilíbrio reside num estilo de vida saudável. Contudo, nem sempre é fácil conciliar a vida profissional com a pessoal. “Sou uma morning person, adoro acordar cedo e treinar de manhã, mas por vezes não é possível. Assim que deixei de arranjar desculpas para não me mexer quando não conseguia ir de manhã, tudo mudou”. Para a também comentadora de 43 anos não existem razões para não se manter um estilo de vida saudável. “A verdade é que custa mudar e, às vezes, temos de escolher (o tempo não dá para tudo e temos de fazer opções), mas quando se começa não há volta a dar e depois não conseguimos parar”, explica.

Normalmente Catarina leva o seu pirata — alcunha carinhosa pela qual trata o filho Manuel de 10 anos — ao colégio e depois segue para o ginásio. “Quando não dá, treino à hora de almoço, ou a meio da tarde. A organização e a atenção aos detalhes é fundamental. Acho que esse é o segredo”, refere.

A locutora deu está a fazer uma pausa na rádio, mas revela à NiT que o regresso está para breve. Entretanto dedica-se ao podcast “Só mais cinco minutos” que marcou presença no Rock in Rio e à produção de conteúdod digitais. Em relação ao resultado do deu processo de perda de peso, conclui: “Sinto-me muito muito bem, mesmo. Está tudo nas nossas mãos, com muito esforço e força de vontade”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT