O clube 5inco não se limita a ser mais um ginásio ou uma clínica; representa uma fusão das melhores características de ambos, “o resultado da soma dos dois”, revela à NiT Daniel Santos, osteopata de 43 anos e diretor do projeto.
O nome surgiu devido às várias associações possíveis com o número cinco. “O ser humano possui cinco sentidos e cinco pilares fundamentais: físico, motricional, bioquímico, emocional e espiritual. Este algarismo simboliza a evolução e a transformação”, explica.
Com uma experiência de 23 anos na área do fitness, Daniel Santos começou como personal trainer no Holmes Place e posteriormente passou pelos ginásios da rede Pump. Em 2015, decidiu abrir o seu primeiro negócio, o centro de bem-estar Goall, onde já integrava o desporto ao conceito de bem-estar.
Contudo, sentiu a necessidade de ampliar a sua abordagem, incorporando outras dimensões essenciais para o desenvolvimento e o equilíbrio do ser humano.
Após a inauguração do 5inco no Parque das Nações, em outubro de 2022, o clube rapidamente atraiu 500 sócios, levando à criação de uma lista de espera para novas inscrições. Agora, o conceito está a ser implementado no centro de Lisboa, mais concretamente nas Avenidas Novas, na Rua Marquês Sá da Bandeira, perto do El Corte Inglés.
View this post on Instagram
Com 900 metros quadrados e dois pisos, o novo espaço inclui “receção e lounge, uma sala para aulas de grupo, dois balneários amplos, uma sala de exercício com 250 metros quadrados e cinco gabinetes”.
Clube de saúde
“No 5inco trabalhamos os cinco pilares humanos. A componente física, do exercício, é tratada com os nossos profissionais que se dedicam não só à parte desportiva, como à motricidade humana. A área da nutrição é trabalhada por um nutricionista e endocrinologista. Já o pilar da bioquímica é tratado por um especialista do sono e endocrinologista”, explica Daniel Santos.
Relativamente à parte emocional, destaca “o próprio espaço, pensado para que as pessoas se sintam bem quando cá estão. Por último, o espiritual é a forma como nos relacionamos connosco, dentro da nossa cabeça. Nesse sentido, temos uma médica especialista em comportamento mental”, revela à NiT.
“O nosso conceito é a longevidade. Trabalhamos cinco pilares que entendemos serem fundamentais para o ser humano numa questão de prevenção”.
O empreendedor não tem dúvidas ao afirmar que “somos um clube de saúde, não um ginásio”. Como tal, os sócios já têm agregados na mensalidade alguns destes pilares, que podem trabalhar de forma mais ou menos detalhada. “Há pessoas que fazem os quatro ou cinco pilares, outras que fazem dois”, explica.
A mensalidade inclui o acesso a várias aulas de pequenos grupos (cinco a seis pessoas, no máximo), café, água e fruta à descrição, assim como uma sessão por trimestre de “medicina geral e familiar, medicina chinesa, para acalmar o sistema nervoso a nível de stresse e sono, fisioterapia e nutrição”.
Os sócios podem optar entre dois tipos de mensalidades: “o cartão saúde e o cartão saúde plus, que dá a possibilidade de treinar com fisiologistas do exercício em sessões personalizadas de um para um, mediante as necessidades de cada pessoa”.
Enquanto o cartão saúde tem um valor de 90€ por mês, o cartão saúde plus custa 75€, “pois os treinos personalizados são pagos à parte, sendo que o valor pode variar entre 150 ou 200€, consoante o número de sessões que fizer por mês”.
Condições especiais
Quem se inscrever como sócio fundador tem acesso a “50 por cento de desconto na inscrição, que por norma são 35€, e se até janeiro trouxer um amigo, têm acesso a uma mensalidade gratuita”. Esta campanha está disponível até 31 de janeiro.
Daniel Santos não tem dúvidas de que o sucesso do conceito se deve à qualidade e à proximidade com que tratam as pessoas. “Fazemos questão de saber o nome dos sócios e recusamos o conceito de venda”. Isto significa “que nos procuram-nos porque se sentem tão bem no nosso espaço que contam aos amigos. Porque gostamos de partilhar com as pessoas que nos são próximas aquilo de que gostamos e que nos faz bem. E é isso que acontece connosco”.
Para o personal trainer, a generalidade dos ginásios preocupam-se em fazer promoções para angariar novos sócios, sem se preocuparem com quem já têm a treinar. “No nosso caso, oferecemos o café Nespesso aos sócios, por exemplo, porque acredito que o sucesso se faz com a retenção, não com a rotatividade das pessoas. Temos uma taxa de retenção muito alta e é por isso que temos sucesso”.
E não existe qualquer tipo de fidelização. “As pessoas já assinam contratos para casar, trabalhar, ter uma casa e acredito que temos de reter os sócios pela qualidade e pelo trato próximo, não por mais um contrato de 12 meses”.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo clube 5inco, nas Avenidas Novas.