Ginásios e outdoor

Clube histórico do futebol português lança coleção com peças retro e irreverentes

As peças fogem aos modelos típicos do futebol e assumem a história e identidade de Lisboa.
A nova coleção.

A história do Atlético Clube de Portugal tem início a 18 de setembro de 1942. Desde então, a equipa tornou-se um dos ícones do futebol português e, atualmente, o seu nome ressoa além-fronteiras, especialmente através de uma nova coleção de vestuário vintage que já anda a ser exibida nas ruas.

“Em junho de 2024, um grupo de investidores adquiriu 90 por cento das ações do clube e, a partir daí, entramos numa nova gestão da SAD. Pensamos em criar uma proposta de valor a nível do futebol que fosse diferenciada do normal, através de uma marca que acompanhe o sucesso desportivo”, conta à NiT o diretor do Atlético Clube de Portugal, João Leite de Carvalho. 

O lançamento da mais recente linha de merchandising teve como principal foco captar a atenção dos amantes da modalidade, mas também qualquer pessoa que não tem nenhuma ligação ao mesmo. “Queremos muito transpor o que é esta Lisboa cosmopolita de hoje em dia, fashion, trendy e com uma herança e história grande.”

As primeiras peças a aparecer no mercado foram as camisolas oficiais que, de uma forma muito orgânica, conquistaram um sucesso mundial que os levou a serem nomeados para os prémios da Entertainment and Sports Programming Network (ESPN), onde se destacaram entre outros clubes com os equipamentos mais cool da época 2024/2025.

“A nossa primeira grande inovação foram as camisolas e estávamos muito confiantes no nosso produto, mas não esperávamos que se tornasse viral nas redes sociais. Dávamos por nós a receber centenas de encomendas na primeira semana pós-lançamento, foi uma surpresa muito boa.”

Depois desta alavanca, aproveitaram para capitalizar o conceito em mais peças e criar uma imagem lifestyle que leva alguém que “queira viver Lisboa a usar os nossos modelos e, desta forma, transparecer que somos o verdadeiro clube da capital.”

A inspiração para criar a coleção baseou-se numa junção de ideias de equipas internacionais que já tinham apostado nesta vertente, como o Venezia Futebol Clube, de Itália, o Kallithea, da Grécia e o Futebol Clube de Versailles, de França. A isto, juntaram elementos relativos à localização geográfica de Lisboa, a história e identidade da cidade.

Todo o controlo e design das propostas são feitos no nosso País, assim como parte da produção. “Fez-nos sentido inspirarmo-nos em equipamentos mais antigos do Atlético e que seguissem uma certa tendência que remete-se para a questão identitária da região. Uma simbiose entre o retro e o moderno”, descreve.

João salienta que 60 por cento das vendas são para fora de Portugal, pelo que “temos muita satisfação que o nome do Atlético viaje pelo mundo fora.” Entre as propostas que pode encontrar na coleção há um boné (27€), uma camisola de manga comprida (60€), as camisolas oficiais (55€), um casaco de fato de treino (75€), entre outras.

Numa altura em que voltaram a conquistar um patamar entre as marcas de merchandising com mais popularidade entre os clubes, os objetivos para um futuro próximo são os de abrir uma loja oficial no Estádio da Tapadinha. “Queremos aumentar os pontos de venda físicos e online em Portugal e em todo o mundo e continuar a fazer lançamentos de novos produtos que sigam esta linha.”

Carregue na galeria para conhecer as peças que fazem parte da coleção do Atlético Clube de Portugal. 

 

 

 

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