Ginásios e outdoor

Como Jason Statham continua com um six pack impressionante aos 54 anos (e não é acaso)

Conheça os treinos e dieta deste ator cujos músculos provam porque é que continu a ser uma estrela de filmes de ação.
O six pack aos 54 anos.

Há atores que fazem filmes de ação e depois há atores que são todos eles sinónimo de ação. Jason Statham cai nesta segunda categoria, com papéis atrás de papéis onde o seu físico vem ao de cima. Aos 54 anos, parece muito longe de abrandar.

O ator nasceu a 26 de julho de 1967, em Shirebrook, Reino Unido, a um oceano de distância mas poucos dias apenas de um outro ator com pergaminhos semelhantes, Vin Diesel, de quem a NiT falou noutro artigo recente.

A entrada na década dos 50 parece ainda não ter tido qualquer efeito na impressionante forma física de Jason Statham. É um caso de disciplina mas também de amor ao desporto, e que não esmoreceu desde que era um adolescente a ajudar os pais a vender coisas nas ruas de Londres até à mansão de luxo em Hollywood, nos EUA, onde vive hoje em dia com a mulher, a modelo britânica Rosie Huntington-Whiteley, e o filho de três anos.

Filho de uma bailarina e de um pai que foi vendedor, pintor, mineiro, entre outras coisas, há lições de há muito que ficaram. E com resultados à vista. Mas já lá vamos. Longe de alguma vez ter tido aulas de representação, o máximo que Statham alguma vez imaginou fazer no grande ecrã foi como duplo.

No entanto, no dia em que Guy Ritchie precisava de alguém para o papel gingão de um hustler, que fazia vida como vendedor de rua, encontrou em Statham a figura mais genuína. Foi o início de uma carreira no ecrã onde, entre corridas de carro, cenas de luta, corridas desesperadas pela vida sob o efeito de drogas, já o vimos a fazer um pouco de tudo. Sempre com alta intensidade.

Depois dos dois filmes de Guy Ritchie, fez a trilogia de “Correio de Risco”, e filmes de ação como “Um Golpe em Itália”, “Crank”, “Guerra”, “The Mechanic” ou “Spy”. Ao longo dos anos tornou-se cada vez mais um nome popular em Hollywood, fazendo parte do elenco de super estrelas de “Os Mercenários”, e juntando-se à saga de “Velocidade Furiosa”. Tornou-se um dos nomes maiores nas bilheteiras na hora de ver um filme carregado de ação. Para tal, muito ajuda toda uma vida ligada ao desporto.

Era ainda adolescente quando foi introduzido ao futebol. Curiosamente, foi por Vinnie Jones, antigo futebolista bem duro dentro de campo que levou a imagem de durão para o grande ecrã. A sua principal paixão na adolescência, no entanto, foi o mergulho.

É uma super estrela.

Especializou-se tanto nesta modalidade que, durante, mais de uma década, chegou a pertencer à seleção nacional inglesa. Chegou mesmo a participar nos Commonwealth Games na Nova Zelândia, em 1990.

No início dos anos 1990, ainda antes de ser um nome de peso em Hollywood mas já a desligar-se do mergulho, mostrava também o seu à vontade com diferentes artes marciais. Foi algo que viria a ser útil para certos papéis mais tarde na sua carreira no cinema, tendo praticado na altura um pouco de judo, de boxe, de jiu jitsu.

“Não fazia ideia”, explicou certa vez em entrevista à “Esquire”. Mas aos poucos os astros começavam alinhar-se a seu favor. “Não estava a treinar para nada específico. Gostaria de entrar na indústria dos duplos já que não tinha medo de grande coisa. E conhecia algumas pessoas”, explicou sobre o acaso que o levou ao convite por parte de Guy Ritchie.

Não é acaso que Statham fale do seu passado como tendo tido três carreiras: “a de vendedor de rua, de um desportista e agora tenho a carreira de algo diferente”, explicou à mesma publicação. De certa maneira, nunca abandonou a de desportista nesta sua carreira de ator (e modelo, já agora).

Há um lado de disciplina e gosto pelo treino que se repetem anos a fio e que ajudam a explicar como se mantém em grande forma, e abdominais bem salientes, mesmo já sendo pai e um “cinquentão”.

Além das mil e uma atividades de que falámos, acima, o ator não tem propriamente um um plano de treino fixo. O que não deve ser sinónimo de não ter planos de treino. Pelo contrário.

No seu Instagram, onde tem perto de 30 milhões de seguidores, presta especial atenção à sua vida profissional mas não deixa de mostrar aos seguidores os seus dotes físicos. Basta ver a força, equilíbrio e destreza que mostra na forma como se mantém em equilíbrio em argolas. Dá para ver porque é que o facto de ser pai não abriu caminho a uma barriga de pai. O six pack continua lá, bem visível e resistente.

Impressionante.

Para filmes como “Velocidade Furiosa” ou “The Mechanic” chegou mesmo a manter semanas a fio regimes em que treinava seis dias por semana. Antigos PT com quem já trabalhou já deram conta de como não só estes planos de treino podem ser exigente mas como Statham faz questão de os cumprir. Ao detalhe.

Nos tais picos de treino, em que procura manter-se em forma seis dias por semana, é capaz de variar os planos de ginásio de segunda a sexta-feira e, ao chegar a sábado, vai ainda buscar energias para percursos de trail running. Ao domingo, é dia de descanso, com o repouso a ser peça essencial para que o treino feito assente da melhor maneira no organismo.

Ao trabalho diversificado de atividades dentro e fora do ginásio, junta ainda uma postura habitualmente cuidada em relação ao que come. Frutos secos, leguminosas, arroz integral, frutas e proteína obtida através de peixe e frango estão na sua lista habitual de compras.

Entre os snacks há manteiga de amendoim e barrinhas energéticas mas o ator também é capaz de não dizer que não ao ocasional chocolate. Aqui a margem que dá a si próprio é de tempo: geralmente os pequenos excessos são ainda durante o dia, dando mais do que margem para que as calorias a mais sejam queimadas durante o dia. Na verdade, após as 19 horas o ator costuma evitar comer antes de se ir deitar.

No dia seguinte, gostra de começar o dia incluindo ovos, mais um pouco de proteína para aproveitar durante o dia. A isto tudo, gosta de juntar sempre um lembrete que ninguém deve esquecer: a água é para se beber. Statham levo o assunto de forma séria, bebe água, muita água: perto de três litros por dia nos dias de maior treino

Se é fã de Jason Statham, leia também o artigo da NiT sobre o passado de do ator nas ruas de Londres.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT