Em certa altura da vida todos precisamos de algum tipo de orientação e Cristiano Ronaldo não é exceção. O futebolista já falou várias vezes sobre a importância da saúde mental no desporto e no sucesso, porém, ninguém estava à espera que num dos anos mais negros da sua vida pessoal e profissional pedisse ajuda a um dos mais controversos psicólogos da atualidade.
O encontro de Peterson com Ronaldo em setembro de 2022 gerou tanta polémica, quanto curiosidade. O craque português convidou o psicólogo para ir até sua casa, em Manchester e o encontro ficou registado no Instagram do jogador para os seis mais de 556 milhões de seguidores.
Esta inversão de papéis foi explicada pelo próprio Ronaldo durante a célebre entrevista a Piers Morgan. “Sou um enorme fã dele. Li o livro dele, o ’12 Regras’ e sinto que é um tipo interessante. E eu adoro conhecer pessoas inteligentes (…) Tivemos uma boa conversa estratégica, não só sobre o meu momento na vida, não só sobre futebol, porque a minha vida não é apenas futebol.”
O controverso académico admitiu que foi o jogador português quem lhe estendeu o convite. “Ele teve alguns problemas há uns meses e um amigo mostrou-lhe alguns dos meus vídeos. Ele viu-os e acabou por ler um dos meus livros. Sentiu que o ajudou imenso e quis falar comigo”, anotou também Peterson, numa entrevista ao mesmo Piers Morgan.
Durante a conversa, o psicólogo revelou ainda que Cristiano fez terapia e “parecia estar em muito melhor forma”. “É o que acontece quando se anda com más companhias como eu”, disse em jeito de brincadeira ao jornalista.
Depois, sem entrar em grandes detalhes sobre o resto do diálogo, o psicólogo revelou ainda que Cristiano Ronaldo mostrou-lhe todo o equipamento que usa para estar em forma e garantiu que o craque português está a atravessar uma fase marcada por alguns problemas. “Ele queria, sobretudo, falar sobre o que deseja para o futuro e também sobre alguns obstáculos que está a enfrentar neste momento. Tivemos uma conversa sobre esses tópicos durante 90 minutos”, completou o canadiano.
A depressão e o novo livro de Ronaldo
Piers Morgan acabou por brincar sobre o papel de Jordan Peterson como figura de ‘Ted Lasso’ — personagem fictícia da sitcom vencedora do Emmy Award de um treinador motivacional na Premier League — na vida de Cristiano Ronaldo. Peterson gostou dessa comparação e acrescentou: “Talvez ele se tenha apercebido da falta desta figura, porque a encontrou em certa medida nessas palestras e eu gosto sempre de ouvir o que as pessoas andam a tramar e o que querem para o futuro.”
Após estas revelações, foi confirmado que Cristiano Ronaldo está a sofrer de depressão e decidiu procurar ajuda profissional. Na altura o jogador passava por uma fase conturbada na vida pessoal e profissional. Além do seu rendimento ter caído e a sua posição no onze inicial do Manchester United ser posta em causa, o futebolista perdeu um filho, em abril. Durante o parto dos filhos gémeos, Georgina Rodriguez terá sofrido alguma complicação e um dos bebés acabou por morrer.
Depois veio o mundial e a posição profissional de Cristiano Ronaldo foi posta, mais uma vez, em causa. Aquele que é considerado como um dos melhores jogadores do mundo esteve debaixo de todos os holofotes e teve todas as câmaras voltadas para ele, prontos para o ver falhar. Era sabido que o capitão queria muito juntar ao seu palmarés o título de campeão de mundo e, mais uma vez, isso não aconteceu, acabando por perde-lo para o maior rival. Mais uma mau momento para juntar ao leque dos que já andava a colecionar nos últimos meses.
As semanas passaram-se e não sabemos ao certo quais os conselhos que o psicólogo deu ao craque português, mas Ronaldo acabou por cortar relações com o Manchester United e assinou por uma equipa da Arábia Saudita, o Al-Nassar, depois de ter garantido que tudo o que queria era jogar na liga dos Campeões.
“Sou um homem de negócios. Tenho muitas coisas importantes na minha vida. E gosto de estar rodeado destas pessoas, que tornam a sua vida mais interessante, que alcançam algo na sua vida”, explicou o capitão da Seleção Nacional. E o seu próximo passo é, como revelou na entrevista a Piers Morgan, escrever um livro. O título está escolhido acaba por revelar a influência do famoso psicólogo na sua vida. “Vai chamar-se as 12 Regras para a Vida de Cristiano Ronaldo” — à semelhança do exemplar preferido do académico “12 Regras”. “Quero educar não só a minha família mas também os meus fãs, por isso pensei em escrever um livro. Um livro que ajude as pessoas a manter a longevidade”, disse para justificar a vontade de querer lançar-se no mundo da literatura.
Jordan Peterson vem dar duas palestras a Portugal, nos próximos dias 24 e 25 de abril, em Lisboa e no Porto.