Ginásios e outdoor

Compense os estragos: o treino intenso que o vai ajudar a não engordar até ao Natal

A personal trainer Inês Tavares, do Fittejo lançou um desafio aos leitores da NiT: um treino em que irá gastar muitas calorias.
O treino pode ser feito em qualquer lado.

Falta pouco mais de um mês para o Natal, o que significa que não tarda já não tem agenda para mais jantares que celebrem esta época festiva. Depois, chegam aqueles dois dias em que as mesas estão recheadas de comida que adoramos e alguns dos nossos doces preferidos. As iguarias natalícias são a grande preocupação de muitos: por um lado, é estranho estar de dieta nesta altura e ter a força de vontade para não cometer asneiras; por outro, ficamos com peso na consciência quando abusamos nos doces e nos chocolates típicos da quadra.

O primeiro passo é respirar e perceber que comer aquilo de que gostamos é bom. Não precisa de deixar aquilo que gosta de lado, ou ficar obcecado com as calorias. Isso apenas rouba toda a alegria e a magia tão características da época. A solução está na antecipação.

“Esta altura do ano é, realmente, sinónimo de uma maior ingestão calórica. São as rabanadas, bolo rei, sonhos, filhoses e muitas outras calorias. Mas é possível gerir e equilibrar a nossa balança de uma forma mais fácil se, ao longo do ano, tivermos um treino regular e alimentação equilibrada”, explica a personal trainer Inês Tavares, do Fittejo, à NiT. Uma sugestão que a profissional faz é de aumentar o ritmo e intensidade dos treinos. “Desta forma conseguimos queimar algumas calorias extra, que depois vai ter impacto no organismo, equilibrando-o”, refere.

Para conseguir aumentar este gasto calórico, Inês Tavares aconselha aumentar o número de treinos e focá-lo em aulas mais intensas, ou, caso prefira treinos mais funcionais, aumentando a carga. Os circuitos são também uma ótima opção.

O desafio do mês 12

Começar um novo hábito, como treinar mais vezes por semana, não é um conto de fadas, ao contrário do que os programas de televisão muitas vezes mostram. Os primeiros dias em que aumentamos a carga refletem-se em dores musculares e, se não tivermos nenhum plano delineado, andamos perdidos pela sala de ginásio a saltar aleatoriamente de uma máquina para a outra.

Para que isto não aconteça e consiga alcançar os seus objetivos, Inês Tavares criou um desafio para o mês de dezembro. A personal trainer chamou-lhe “o desafio do mês 12” e o intuito é realizar o treino, de 12 exercícios, no menor tempo possível.

Os exercícios estão numerados e cada número equivale à quantidade de repetições que terá de fazer do mesmo movimento. Além disso, antes de avançar para o exercício seguinte, tem sempre de “voltar à casa da partida”. “Isto significa que antes de iniciar um novo exercício volta sempre ao início do treino (ao exercício número um) antes de passar para número seguinte”. E exemplifica: “Se vai para o exercício número seis, significa que antes terá sempre voltar ao início e fazer o primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e só depois o sexto movimento descrito no plano.”

Para aumentar a motivação, o objetivo é conseguir fazer, a cada dia de treino, menos tempo. Desta forma é possível melhorar a resistência, o trabalho cardiovascular e ainda perder um maior número de calorias. Porém, Inês Tavares deixa um alerta: “Ao fazer este treino não significa que terá um Natal com menos calorias, significa que vai ajudar a equilibrar o número de calorias que ingere e o número de calorias que queima”.

Carregue na galeria para conhecer os movimentos que tem de fazer em cada exercício e assim, poder começar já a treinar.

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