Ginásios e outdoor

#ConfinamentoFitPorra: a iniciativa que já pôs mais de 50 mil portugueses a treinar

O novo projeto de Paulo Teixeira acontece através do Instagram e é aberto a toda a gente.
Tem 32 anos e é diretor da plataforma PTfit.

No primeiro confinamento, ninguém sabia exatamente o que esperar. No entanto, de uma coisa Paulo Teixeira tinha a certeza: “o exercício físico tem uma influência muito positiva no estado de ansiedade.” Sabendo que se avizinham meses complicados, o personal trainer e a namorada, a youtuber Helena Coelho, iniciaram uma série de treinos diários através do Instagram.

Durante dois meses e meio, o PT de 32 anos deu mais de 30 treinos nesta rede social Mais tarde, criou a própria plataforma, a PTfit. No máximo, recorda à NiT, “estiveram em direto 18 mil pessoas”.

“O feedback foi realmente incrível e o amor e carinho que as pessoas demonstraram para comigo e a Helena foi incrível. Não estávamos à espera de tanta adesão, foi muito orgânico. E nem foi feito com esse intuito. A intenção era ajudar os portugueses, seja um dez, mil ou dez mil. Fazíamos isto de boa vontade”, diz Paulo, que é também PT no 1 Fight, formador nacional da Manz e diretor do POWR Outdoor Fitness.

Paulo Teixeira relembra que recebeu imensos testemunhos de pessoas que seguiram os treinos e agradeceram pela companhia naquelas semanas tão difíceis. “Não fazes ideia do quão alteraste a minha vida” ou “eu já não treinava há muito tempo, a minha vida mudou totalmente, treino regularmente, até no pós-confinamento”, escreveram alguns dos seus seguidores. “Houve pessoas que aderiram à minha plataforma e que já perderam mais de 20 quilos”, revela.

Com este novo confinamento, Paulo confessa que sentiu a pressão de criar algo do género. Aliás, recebeu mensagens nesse sentido: “Olha, Paulo, agora vamos ter um novo confinamento, vais disponibilizar novos treinos?”, perguntaram-lhe.

Como já tinha uma plataforma online onde estão a decorrer as aulas, a PTfit, decidiu abrir as portas para que toda a gente pudesse acompanhar os treinos que estava a fazer lá. 

O PT tem 32 anos.

“É a altura ideal porque no início do ano baixámos o nível para o de iniciante e assim dá para toda a gente. Assim, as pessoas também fazem algo com pés e cabeça, com um bom planeamento a atingir. Já determinamos vamos tentar chegar ao dia 25 de abril com a nossa melhor forma física, através desta plataforma”, conta à NiT.

O nome deste novo projeto, o #ConfinamentoFitPorra, surgiu naturalmente. “Acho que a ideia inicialmente foi até da Helena. No primeiro confinamento ela sugeriu uma hashtag muito parecida que acabava em ‘porra’ e achei uma ideia  engraçadissíma. Porque o ‘porra’ acaba por ser uma expressão portuguesa muito tipíca para quando se quer dizer que ‘já chega, agora vou fazer isto acontecer’ e assm foi.”

No primeiro treino, que aconteceu a 18 de janeiro, treinaram cerca de 25 mil pessoas em simultâneo. O segundo treino juntou cerca de outras 25 mil. Portanto, em apenas dois dias, treinaram cerca de 50 mil pessoas.

“O treino que podem estar à espera é aquele que estamos a seguir o planeamento na nossa plataforma. Nesta semana, estamos a seguir um treino de condição física geral, que envolve todos os grupos musculares. O objetivo é gastar o maior número de calorias em 16 ou 20 minutos de treino. Também vamos ter desafios, lives e muitas surpresas”, revela.

Não está habituado a treinar? Não se preocupe. Além de serem circuitos curtos, os treinos são completamente adaptáveis, com exceção de pessoas com limitações, como gravidez ou limitação articular ou óssea muito específica. Tirando isso, Paulo Teixeira oferece sempre dois níveis de intensidade: um com mais intensidade e impacto; e um sem impacto e com menos intensidade.

Os treinos acontecem de segunda-feira a domingo.

Além dos treinos de 16 e 20 minutos, o PT tem um desafio de 30 minutos. Recentemente, testou também um ABS Express, ou seja, uma aula de dez minutos de treino de core. “É uma coisa nova que estou a introduzir na plataforma e que vamos estrear com o pessoal do instagram”, acrescenta.

Para participar nos treinos do #ConfinamentoFitPorra, basta abrir o Instagram (procurar por @ptpauloteixeira) à hora do treino, que decorre às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e acompanhar. No sábado e domingo, os treinos são às 10 horas. Quem quiser também pode juntar-se à plataforma PTfit.

Durante este confinamento, Paulo Teixeira deixar um importante cconselho: que todas as pessoas se mantenham o mais ativas possível, mesmo estando em casa ou a trabalhar.

“Tirem 16 a 20 minutos do dia para se manterem ativas e treinarem. Juntem a família e tornem isso um momento divertido. Aproveitem também para tomarem mais atenção à alimentação, cozinhem os vossos pratos e façam comidas reais”, diz.

O PT sugere, ainda, que se use este confinamento para auto-reflexão, pensar no que realmente importa e ligar às pessoas mais importantes para nós, não deixando morrer a ligação humana. 

“Aproveitem também este confinamento para criar dinâmicas de família, isso vai ajudar a criar crianças mais ativas, criativas e interativas socialmente no futuro, e isso será muito mais saudável para elas.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT