Ginásios e outdoor

Trilho que leva a um dos locais mais assustadores do Gerês é só para corajosos

Os mais claustrofóbicos não vão conseguir fazê-lo. Mas quem se aventurar tem, como prémio, uma das vistas mais bonitas da serra.
É um pequeno paraíso na Terra. Fotografia do Instagram @belchior_monteiro.

“Um misto de aventura e tranquilidade oferecido pela grandiosidade do cenário envolvente.” Esta é a promessa da Green Trekker para quem quiser juntar-se numa caminhada pela mítica serra do Gerês, no próximo dia 1 de outubro.

Predominantemente montanhoso e granítico, o território deste parque natural é pontuado por inúmeros riachos, lagoas e cascatas de águas límpidas e ainda por matas misteriosas, onde apetece caminhar. Há dezenas de percursos pedestres assinalados em todo o parque para se aventurar. No entanto, há um que só os mais corajosos (e que não sofram de claustrofobia) conseguem terminar.

Falámos do trilho da Fenda da Calcedónia. O caminho, que serpenteia a serra por vales e montanhas, conduz ao penedo da Calcedónia, conhecido pela mítica fenda que o atravessa de um lado ao outro. Ao atravessá-la chega a um dos melhores miradouros naturais da serra.

A fenda por onde terá de passar.

A Green Trekker está a organizar uma caminhada por este trilho. A atividade inicia-se no Parque de estacionamento junto ao café turismo na estrada Covide, Campo do Gerês e, após a passagem pelo tão esperado penedo gigante, regressam pelo mesmo caminho.

O percurso demoram cerca de seis horas. Serão percorridos em média 14 quilómetros em cada um. As caminhadas são de dificuldade intermédia, pelo que os participantes devem ter experiência nesta atividade, estar em boa forma física e ter mais de 14 anos.

Quem quiser participar pode inscrever-se online. O preço, por pessoa, é de 15€. A organização recomenda levar roupa confortável e adequada às condições atmosféricas, bem como calçado apropriado, chapéu, água, alguns snacks.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT