Praias que na maré baixa se transformam em autênticas piscinas naturais e alguns dos melhores restaurantes da costa alentejana. Assim é Almograve, uma freguesia do concelho de Odemira que é uma espécie de paraíso do nosso País. E vai ser precisamente daqui que irão sair os atletas e simpatizantes de uma das provas mais inclusivas do ano.
A Brisas do Atlântico está marcada para 10 de junho e, tal como aconteceu nas edições anteriores, mantém a missão de apoiar causas que promovem a inclusão no desporto. Assim, no dia da prova, os participantes irão votar nas entidades do concelho que se inscreverem para receber o montante angariado com as inscrições.
Mas antes disso, importa saber o que torna esta prova especial. Para quem pretende competir, seja federado ou não, existem as modalidades run & bike e atletismo (meia maratona, estafeta e desporto adaptado). Neste caso, os atletas irão percorrer o total dos 21,1 quilómetros da prova que liga Almograve À Zambujeira do Mar, passando por várias paisagens de sonho da costa alentejana.
Para quem vai mais pelo convívio e pelo passeio, existem outras opções mais tranquilas. A organização preparou dois percursos pedestres de diferentes distâncias (4,5 e 8,5 quilómetros), passeios de BTT e cicloturismo com distâncias de 20 e 25 quilómetros e ainda uma prova de orientação que acontece entre a praia e a aldeia de Almograve. Esta última é uma atividade de grupo que pode realizar com os amigos ou em família. Melhor plano para o feriado é difícil, visto que no final até vai haver um almoço oferecido na aldeia.
“As Brisas do Atlântico são uma missão, são uma corrida, uma forma de implicarmos toda a comunidade na promoção da saúde e bem-estar. É um dos nossos eventos na área do desporto, bem-estar e promoção da saúde mais relevantes. São também um espaço de encontro e de participação, onde as pessoas podem votar num projeto que considerem benéfico para toda a comunidade”, adianta Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira.
As inscrições para todas as provas são obrigatórias e têm um custo de 5€ por pessoa. Pode reservar o seu lugar até ao dia 31 de maio. Já as entidades que queiram competir pelo prémio, podem concorrer até 3 de junho junto da divisão de desporto e saúde do município.
Carregue na galeria para ver as imagens das edições anteriores desta prova emblemática do Alentejo.