Ginásios e outdoor

Cubu Fitness Boutique: uma nova marca de roupa desportiva premium — e muito exclusiva

Anita da Costa, Tomás Castanheira e Francisco Quelhas decidiram criar uma marca de luxo para fazer muito mais do que desporto.
Anita da Costa ajuda na criação e divulgação das peças.

Já imaginou entrar num clube de treino personalizado e com serviços premium combinados num único espaço de lazer? Esta era a ideia inicial de Tomás Castanheira (marido da influenciadora Anita da Costa) e de Francisco Quelhas. No entanto, sem encontrar um espaço que lhes “enchesse as medidas”, decidiram avançar com o lançamento da etiqueta de roupa athleisure, a Cubu Fitness Boutique

A marca não arrancou com o design e confeção das peças — como acontece em negócios semelhantes —, mas antes com um estudo do mercado. Os dois sócios, formados em gestão, começaram por definir muito bem quem seria o público alvo da nova insígnia e definiram o seu público alvo e identidade muito antes de saltarem para a produção. 

“Posicionamo-nos num segmento mais premium”, começa por explicar Tomás Castanheira à NiT. O gestor de 29 anos esclarece que a Cubu Fitness Boutique é mais do que apenas confywear — foi concebida para ser usada tanto na prática desportiva como no dia a dia.

Apesar de exercerem uma outra atividade relacionada com a sua formação, a ideia de se aventurarem no mundo da moda rapidamente passou da cabeça para o papel. Em menos de um ano a Cubu está a dar os primeiros passos no mercado. “Ambos gostamos de desporto e de moda mas queríamos unir as pessoas e não apenas criar mais uma marca de roupa”, explica Francisco Quelhas. 

Amigos desde infância, os dois jovens de 29 anos sempre tiveram o sonho de começarem um negócio juntos e a paixão pela prática desportiva ajudou-os a desenvolverem a ideia de lançarem uma marca de roupa, que mais tarde “poderá ainda evoluir para o tão desejado clube.” 

A sociedade parece perfeita: Tomás está vocacionado para a gestão financeira e ocupa o cargo de diretor financeiro da Cubu, enquanto Francisco trabalha na gestão de marketing e na área comercial. Anita da Costa faz a criação de conteúdos e a gestão das redes sociais. “Temos aqui uma equipa completa”, brinca Quelhas.

Desde o momento que criaram a marca que contaram com o apoio da esposa de Tomás, a influenciadora digital Anita da Costa. “Como é criadora de conteúdos digitais, foi com base no conhecimento e know how dela que fomos desenvolvendo as primeiras peças”, conta Tomás. 

Além de ser uma etiqueta direcionada ao segmento premium e aos desportos de elite, todas as coleções são inspiradas em estéticas mais antigas e os primeiros dois lançamentos têm peças com visuais dos anos 80 e 90. 

Um dos artigos com maior destaque é um saco de desporto feito em pele. “É das peças que mais identifica a marca, por ser de elevada  qualidade — um artigo premium e de inspiração vintage. Estes sacos poderão durar uma vida”, explica Tomás Castanheira.

O Vintage Leather Bag custa 295€, tem um interior bege e foi feitO à mão com 100 por cento pele. Neste momento só tem duas unidades disponíveis em stock.

O Vintage Leather Bag tem 53 centímetros de comprimento.

Toda a produção é feita de forma sustentável, em Portugal, com recurso a pequenos produtores e em quantidades reduzidas. “Queremos produzir poucas unidades não só pela sustentabilidade, mas também pelo registo exclusivo que queremos dar à marca”, refere Francisco.

A primeira linha foi inspirada nos anos 80 com artigos mais clássicos, “é uma coleção que vai ser eterna porque tem peças confortáveis e duradouras”, afirma Tomás. “Neste momento lançámos a segunda gama, desta vez inspirada nos anos 90, com algumas associações a peças utilizadas pela Princesa Diana, por exemplo”, acrescenta.

“A nossa ideia não é seguir o calendário da moda que lança coleções novas a cada par de estações do ano. Queremos ir lançando novidades à medida que o tempo passa”, diz Quelhas. A cada lançamento serão feitos ajustes tanto nos materiais, como a confeção ou no design, consoante a aceitação dos clientes. “No primeiro lançamento tínhamos peças 100 por cento algodão, mas neste segundo já utilizamos 100 por cento algodão orgânico, ou seja, estamos em constante evolução”, acrescenta Castanheira.

Atualmente, os artigos da Cubu Fitness Boutique podem ser compradas através da loja online, nas lojas The Feeting Room (no Porto e em Lisboa) e na Muse Fashion Store (na Foz do Douro, também no Porto). Para 2022, o objetivo é chegar a mais pontos de venda, quer a nível nacional quer internacional. A médio prazo, a dupla está a ponderar abrir lojas físicas para venda exclusiva da Cubu Fitness Boutique.

Carregue na galeria para ficar algumas das peças mais vendidas da marca portuguesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT