Catarina Almeida nunca teve dúvidas em relação ao que iria fazer: sabia, desde miúda, que o seu futuro passaria pelo exercício físico. Praticou várias modalidades e, quando chegou o momento de escolher a licenciatura, a escolha não podia ser outra: Ciências do Desporto. Coincidência ou (talvez) não, acabou por se apaixonar por alguém tão entusiasta como ela, o Paulo, com quem agora partilha dois negócios ligados à área. Um deles é a recém-inaugurada Curali, uma loja de roupa com as peças que se adaptam a quem quer treinar sem limitações.
“Sempre estive atenta às necessidades dos meus atletas. No caso das mulheres, uma das coisas que mais impacta o treino é a roupa”, começa por explicar à NiT. Basta contarmos quantas vezes temos de puxar as leggings ou ajeitar o top para concordarmos com a afirmação de Catarina.
Determinada em encontrar uma solução, começou a pesquisar online e em lojas físicas por peças realmente confortáveis. “Não encontrei o que procurava à venda em Portugal — propostas que aliassem qualidade, conforto e versatilidade a preços razoáveis”, sublinha. Obstinada em resolver o problema, decidiu “rabiscar” modelos que pensava que poderiam resultar. Com a ajuda junto de quem tinha experiência de costura fez o primeiro protótipo.
“Percebi que o caminho era por ali”, afirma, recordando o momento, no final de 2022, em que sugeriu ao namorado criar uma marca de vestuário especializado, complementar ao projeto que já tinham, de treinos personalizados.
A Curali, nasceu apenas em outubro deste ano, após “um longo caminho de aprendizagem”. “Como não era a minha área, sabia que tinha de ser algo criado com calma e (muita) ponderação, para poder entregar a qualidade que queria”, refere a treinadora de 28 anos. O namorado, Paulo, não hesitou a embarcar também na aventura. Quando encontraram o fornecedor e a fábrica para produzir as peças, ambos no norte do País, avançaram com o negócio.
A etiqueta, que descrevem como “premium e intemporal”, apresenta uma peça central que pode ser utilizadas em qualquer ocasião. “O macacão era muito visto como uma proposta que só podia ser usada por quem tem um corpo super tonificado e com tudo no sítio. O objetivo era desmistificar essa ideia.”
Desenharam uma peça criada exclusivamente a pensar nas silhuetas das portuguesas, em mulheres que, normalmente, são mais baixas e curvilíneas (que as restantes europeias, por exemplo). “O objetivo era que funcionasse como uma segunda pele, mas que não perdesse a funcionalidade e se enquadrasse em diferentes ocasiões.”
O jumpsuit faz parte da primeira coleção da marca, que aposta em materiais e texturas que se ajustam a qualquer tipo de corpo. O nome da linha — Seamless — descreve a estética das peças que se apresentam sem costuras. No entanto, não revela um detalhe que faz toda a diferença.
“Os tecidos foram escolhidos de modo a permitirem ampliar e personalizar a oferta. Oferecem três níveis de compressão, consoante a zona do corpo com que cada mulher se sente menos confortável.”
É uma peça versátil, que pode ser usada tanto no dia a dia, como para treinar. Sem qualquer tipo de adereço, estampado ou detalhe, apresenta um design minimalista e está disponível em seis cores vibrantes. As calças têm uma costura na zona dos glúteos que os coloca em destaque, por exemplo. Já a parte de cima do macacão, inclui um reforço interior que dá o suporte necessário ao peito. A malha elástica desenha a silhueta com todo o conforto.
“Procurámos a melhor tecnologia de produção para que a peça ofereça o conforto necessário para a prática das mais variadas modalidades”, explica Catarina. Porém, a versatilidade não ficou esquecida: “Também pensámos em quem tem dias mais corridos e gosta de vestir conforto acima de tudo”, acrescenta.
No fundo, “é um modelo que pode ser usado de várias formas” — dentro e fora do ginásio, sublinha a empreendedora. Se usar com uma camisa branca comprida e umas sapatilhas mais casuais, pode ser uma opção para uma saída descontraída ou um evento informal. Pode encontrar os macacões no site da marca. Os preços variam entre os 78€ e os 90€ e os envios são gratuitos.
Carregue na galeria para conhecer todas as propostas da nova marca de fitness, a Curali.