Ginásios e outdoor

A curiosa tendência fit deste ano que vai levá-lo de volta aos dias de brincadeira

Ainda se lembra do arco de plástico das aulas de ginástica? A evolução é um acessório que já está entre os mais virais de 2021.
A moda dos novos hula hoop.

É bem provável que se lembre de algo assim da sua infância: um simples arco colorido e uma cintura a balancear para garantir que ele não caia ao chão. Talvez a pandemia tenha alguma culpa neste recente sucesso, que combina a facilidade de se fazer tudo em casa com as recordações das brincadeiras de miúdos. Uma coisa é certa, em 2021, os velhinhos arcos de ginástica voltaram à atualidade.

É nas redes sociais, em particular no TikTok, que estes arcos, ou hula hoop, na designação em inglês, têm voltado a mostrar-se ao longo deste ano. E como falamos de algo já do nosso tempo, é bem natural que as versões que se tenham popularizado já sejam uma evolução clara dos tais arcos de ginástica da nossa infância.

Chamam-lhes smart hula hoop e não é acaso. Não é um simples arco tradicional. Em vez do tamanho standard, são gadgets já ajustáveis, e que contam com uma bola suspensa como peso extra, que pode ser de um ou dois quilos.

Em tudo o resto, não vai precisar de manual de instruções para se entender: o desafio é mesmo manter o ritmo nas ancas para garantir que o arco não pára. Atenção ao tal peso: convém ter um par de metros quadrados de espaço à volta e evitar que outros objetos e pessoas andem por ali, para evitar qualquer acidente caseiro.

No mundo do TikTok, há vídeos que nas últimas semanas subiram têm acumulado visualizações e reações positivas.

@mariarmasaidyliegh

This is your sign, go get a smart weighted hula hoop! 💛 #weightedhulahoop #fyp #weightlossprogress #hulahoop #amazon #dayinthelife

♬ original sound – Mariarma Saidyliegh

No mercado nacional ainda encontramos poucas opções para quem quiser aderir à nova moda. Quem não perdeu tempo, foi a Amazon. O Mige Tec Smart Hula Hoop é um caso de sucesso na plataforma. Custam menos de 30€ e há em azul e rosa.

Dá para reservar o artigo, com o alerta de que nesta altura está indisponível porque o stock já se esgotou. É bem provável que tal volte a acontecer quando o stock for reposto, até porque, no que a acessórios de treino diz respeito, não só fica muito em conta como é o tipo de coisa que dá para arrumar em qualquer armário ou recanto da casa.

Este arco em particular conta com registo dos exercícios e peças ajustáveis que fazem com que possa ser usado por miúdos ou adultos. E juntam ainda ao treino um efeito massajador, a 360 graus.

Um dos focos no treino com arco é o equilíbrio mas o lado mais fit está no treino cardio, aqui feito com especial atenção à zona do core abdominal e dos glúteos. Mas o principal trunfo é mesmo a boa disposição.

Há uns poucos anos, um cronista do “New York Times” contava com humor como o filho de 17 anos, que toda a vida só conhecera ecrãs, ficou fascinado com a velhinha máquina de escrever dele. Para ele era uma evolução: uma máquina que imprimia ao mesmo tempo que se escrevia.

No caso dos arcos de ginástica, temos agora um pouco deste espírito, de coisa antiga com nova vida. Neste caso em particular dos smart hula hoops, o tal lado nostálgico, de regresso à infância, está preparado para animar quem há muito tempo não tinha um arco de ginástica à volta da cintura. Para muitos dos mais novos, pode muito bem ser uma novidade, daquelas que pais e avós já conheciam em miúdos.

Regresso ao passado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT