O Reformer baseia-se nos princípios da modalidade criada por Joseph Pilates, focando-se sobretudo no equilíbrio, respiração, concentração, coordenação e resistência. No entanto, caracteriza-se também pelos treinos mais energéticos, influenciados pelo fitness e, claro, pelo recurso a máquinas especiais. É este o conceito do novo estúdio Prescription na capital, situado no Saldanha.
“As aulas de alta intensidade e baixo impacto, trabalham todo o corpo. A ideia é usarmos as máquinas que nos ajudam a fortalecer e treinar ainda mais os músculos”, explica Vanessa Motte, a fundadora, à NiT. Ali o ritmo é também mais acelerado.
A inauguração decorreu nesta segunda-feira, 2 de outubro. Às 7h30 já tinham “a casa cheia”. “É ótimo começar com esta energia”, confessa. Sabe, contudo, que “a afluência não será igual nas restantes sessões do dia”, visto que o espaço fica numa zona com muitos escritórios — um dos motivos por trás da escolha da localização.
O primeiro espaço Prescription, em São Bento, recebe principalmente estrangeiros que vivem em Lisboa. Vanessa, porém, quer dar a conhecer o Pilates Reformer aos portugueses. E, para isso, precisava estar mais perto deles. “A maioria das pessoas que recebi hoje eram portuguesas. Já tinha muita procura e decidi abrir mais este estúdio, a pensar naqueles que saem do trabalho e querem treinar”, sublinha.
As sessões também começam mais cedo, pelas 7h30, para que “os sócios consigam fazer exercício e tomar banho antes de irem para o escritório”. Partilhar a sua paixão com mais pessoas não é o único benefício da nova localização no Saldanha. “Também vou melhorar o meu português”, brinca.
Durante a intensa carreira na área do marketing que a levava a viajar entre Londres, Paris e Nova Iorque, o Pilates era uma das poucas coisas constantes e tranquilas na vida da francesa Vanessa Motte, de 37 anos. Antes de se mudar para Portugal, viveu no Reino Unido entre 2011 e 2018, e foi lá que descobriu o conceito — que passou a praticar três a quatro vezes por semana.
No entanto, não seguia a versão mais tradicional da modalidade, mas sim outra que requer igualmente o uso de máquinas e acessórios. É o chamado “Reformer”. “Já está muito desenvolvido no Reino Unido e um pouco por toda a Europa, Estados Unidos e Ásia. Fiquei viciada naquele método”, explica.
Ver esta publicação no Instagram
Na altura era apenas um hobby, uma paixão. A 20 de fevereiro, porém, tornou-se na sua profissão a tempo inteiro após abrir o Prescription em São Bento. E, embora tenha acabado de inaugurar o segundo estúdio no Saldanha, não quer ficar por aqui — em breve, pretende chegar a outras áreas da capital.
O espaço mais recente oferece uma novidade: uma aula que combina Reformer e cardio. “As pessoas adoram sentir o coração a bater”, explica. Os treinos duram cerca de 40 minutos e não se resume às máquinas: também inclui exercícios como os mountain climbers. O objetivo é queimar ainda mais calorias (entre 300 e 500) e tonificar diferentes partes do corpo, como os braços, glúteos, abdominais e pernas.
Enquanto “transpira intensamente”, vai poder ouvir alguns dos seus temas musicais favoritos, outra das apostas de Vanessa. É verdade que já tinha música no espaço de São Bento, mas aqui as colunas “são ainda melhores”, e os professores têm microfones para não terem de gritar para serem ouvidos.
As playlists mudam consoante o profissional que esteja a dar a aula, mas a base é sempre igual. Os temas variam entre o “funky, disco e groovy”. “Têm de deixar as pessoas com vontade de dançar. Aqui não há jazz ou música de lounge”, aponta.
O Prescription não oferece mensalidades, mas sim pacotes de sessões. Os preços começam nos 35€. “As aulas em comunidade são o nosso core, um dos grandes pilares deste conceito.” Pode fazer a sua marcação online.
O estúdio recebe todos os praticantes — com ou sem experiência na modalidade. Na verdade, “os novatos são sempre bem-vindos porque temos aulas para eles.” O Pilates também pode ser praticado por pessoas de todas as idades, “embora para os adolescentes seja mais complicado”. Isto porque é preciso ter pelo menos 1,60 metros para utilizar as máquinas. “Diria que é melhor para pessoas com idades entre os 25 e 60.”
Carregue na galeria e conheça melhor o novo Prescription no Saldanha, em Lisboa.