Ginásios e outdoor

Dança, café e cardio: os segredos do Magic Mike português para uns abdominais de sonho

Enzo Carvalho tem 31 anos e é stripper profissional há uma década. Agora, revela à NiT os hábitos saudáveis para se manter em forma.
Magic Mike é a inspiração.

O próximo filme da saga “Magic Mike” estreia no próximo dia 9 de fevereiro e já ninguém esconde a excitação de voltar a ver Channing Tatum sem camisola enquanto faz movimentos sensuais. Enzo Carvalho, stripper e gerente dos restaurantes Magic Moments faz parte do grupo de ansiosos, sobretudo pelas semelhanças da história de ficção com a sua realidade.

O natural de São João de Lobrigos, freguesia de Santa Marta de Penaguião, em Vila Real é stripper há mais de 10 anos, mas tudo começou com uma brincadeira. “Sem nada que o fizesse prever, a primeira vez que fui de férias para o Algarve entrei num clube de striptease masculino. Por curiosidade, perguntei ao dono como funcionava, visto que naquela altura, com 21 anos, andava algo perdido a nível pessoal e profissional. Fui convidado a experimentar e acabei por entrar no ramo. Logo percebi que era o caminho que queria seguir”, conta. Desde aí nunca mais parou.

Se é espectador assíduo de concursos como o “Got Talent”, na RTP1, ou de reality shows como o “Love On Top”, na TVI, talvez reconheça Enzo. O strip dancer participou, em 2017 e 2019, em edições dos dois programas. O projeto da sua vida, contudo, chama-se Magic Moments Restaurant & Dance Club e tem dois espaços, um em Sintra e outro no Porto.

Enzo não se limita a gerir o negócio — continua a atuar um pouco por todo o país, incluindo nos seus restaurantes. “Além de ser o anfitrião, tenho também o meu próprio número”, conta à NiT. A paixão pela performance leva-o com frequência além fronteiras. “Faço espectáculos ao domicílio, um pouco por todo o País e Europa”, revela.

A sua rotina envolve muita organização, até porque tem de garantir que consegue “treinar todos os dias”. Fã de desporto, Enzo segue um plano rígido de exercícios que o ajudam a manter-se em forma. “Esta é uma profissão bastante exigente para o corpo”, realça.

“O cardio é o meu segredo”

Ao contrário do que muitos atletas e profissionais defendem, Enzo começa as sessões de treino com cardio. “Gosto de fazer pelo menos meia hora numa máquina chamada escaleira. O movimento que fazemos é o mesmo que utilizamos para subir escadas.” O bailarino explica que esta decisão é a que mais o ajuda a lidar com as exigências da sua profissão, porque precisa de trabalhar a resistência para “aguentar os shows”.

Depois de “aquecer o corpo e acelerar o ritmo cardíaco”, o gerente dos restaurantes inspirados na saga “Magic Mike”, faz musculação. “Esta decisão pode parecer errada para muitas pessoas, mas a verdade é que me sinto melhor com este tipo de exercícios. Não quero ganhar imensa massa muscular. Quero apenas tonificar e secar”, explica à NiT.

A segunda parte do treino não é sempre igual. “Todos os dias trabalho um grupo muscular diferente e, em vez de usar muitas cargas, prefiro apostar em executar determinado exercício corretamente e fazer mais repetições do mesmo”. Normalmente, usa as máquinas convencionais que existem em qualquer ginásio — Enzo coloca o ênfase na consistência em detrimento da novidade.

Os exercícios diários são sempre combinados com ensaios de passos de dança, muitas vezes inspirados em sequências do filme “Magic Mike”.

Um vício chamado café

A par do treino, Enzo gosta de manter uma alimentação saudável, livre de fritos, doces e processados. Apesar das restrições da sua dieta, reconhece que essas não se aplicam ao café, que adora. O bailarino começa o dia com uma dose dupla, mas não se fica por aqui. Ao longo do dia, vai tomando a bebida “para se manter com energia”.

Os primeiros dois cafés acompanham o pequeno-almoço. Ovos mexidos com fiambre e uma tosta com queijo creme são, normalmente, a sua primeira refeição. Regra geral, só volta a comer apenas ao almoço. Nessa refeição prefere um hidrato, acompanhado por uma dose proteína (que pode ser peixe ou carne) e legumes. À tarde lancha um iogurte com muesli e ao jantar opta por um prato idêntico ao do almoço. Quando trabalha até mais tarde, volta a repetir o lanche da tarde antes de dormir.

Nos dias dos espectáculos mantém a mesma rotina alimentar e de treino, mas evita comer duas horas antes de atuar. Enzo gosta de chegar sempre mais cedo para ter tempo de se preparar, mental e fisicamente. “A fantasia escolhida tem sempre de contar uma história — é que com base nela que crio a coreografia e escolho as músicas. Depois gosto de hidratar o meu corpo com um creme básico que compro no supermercado. Normalmente opto por um com manteiga de karité e cacau. Depois só penso em divertir-me a fazer-me o show”, conta à NiT.

Atualmente com 31 anos, Enzo ainda não sabe até quando vai dançar. “Gosto de acreditar que irei conseguir fâze-lo até perto dos 40, mas muito depois disso penso que não será possível. O corpo já não será o mesmo e, eventualmente, se constituir família, não me parece conciliável”, revela.

Carregue na galeria e veja alguns dos melhores momentos das atuações do strip dancer.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT