Ginásios e outdoor

Daniel Rodrigues teve de conhecer a pessoa certa para perder 30 quilos

Antes, o jovem de 28 anos pesava 130 quilos. O ultimato de um médico foi decisivo e levou-o a agir para evitar uma cirurgia.

“Ou perdes peso, ou és operado”. Aos 26 anos, Daniel Rodrigues pesava 130 quilos. O peso que tinha não lhe permitia movimentar-se sem sentir dores e um dos joelhos estava a dar sinal do desgaste causado pela carga. O futuro quase certo envolvia uma cirurgia para reparar os danos na articulação. A sua profissão implica grande esforço físico e os movimentos do dia-a-dia tornavam-se cada vez mais complicados.

O ultimato de um médico foi decisivo e levou Daniel a querer mudar. Em setembro de 2020, um familiar falou-lhe de Tiago, um personal trainer da zona onde vive. Curioso, o jovem natural de Braga decidiu tentar adotar um estilo de vida mais saudável e marcou uma sessão com o especialista licenciado em Educação Física e Desporto.

Não o conhecia, não tinha expetativas, e essa primeira tentativa de encontro acabou por não acontecer. “Tinha marcado a primeira aula com o Tiago, mas ele acabou por se esquecer.” A segunda marcação realizou-se como previsto e acabou por se tornar “a melhor coisa que aconteceu”, porém, saiu assustado dessa sessão. Percebeu que era completamente sedentário e, começar a praticar atividade física foi complicado.

Daniel depois da perda de peso.

Tiago elaborou um plano de treino e alimentar adaptados às necessidades de Daniel e este nem queria acreditar no que via. Nunca tinha praticado desporto e começou por ir ao ginásio duas vezes por semana. “A primeira coisa que ele me disse foi que só me queria a pagar uma mensalidade se fosse mesmo para perder peso e seguir em frente”. Se não fosse para isso, “preferia perder um cliente”.

O peso da motivação

O jovem, natural de Braga, assumiu o compromisso e começou a cumprir rigorosamente o plano traçado. Passou a fazer exercício regularmente e a moderar as doses astronómicas de doces que comia. Os resultados começaram a aparecer e quatro meses depois, já tinha perdido 30 quilos.

Daniel encontrou uma rotina que consegue cumprir e que o deixa feliz. “É simples: durante a semana acordo às 4 horas da manhã, tomo o pequeno-almoço e vou trabalhar. A meia da manhã faço um scoop de proteína e ao meio-dia almoço. Depois vou treinar. Ao final da tarde vou trabalhar outra vez, volto a fazer cardio em casa e janto”. Isto, todos os dias.

“No início, foi estranho passar a comer coisas diferentes e a praticar exercício físico. Hoje o esquisito é não o fazer”. Considera que o mais difícil foi largar os doces, já que os considera o seu “calcanhar de Aquiles”.

É às sobremesas e bolos que sente mais dificuldade em resistir. E durante as férias é ainda mais complicado. As rotinas alteram-se e podem comprometer a qualidade de algumas refeições. Sobretudo ao lanche, em que é tão fácil cair na tentação de comer a famosa bola de Berlim na praia. Daniel não foi exceção. “As últimas férias foram desafiantes e sinto que abusei um pouco”. Assim que chegou, ligou ao personal trainer para “dar cabo dos excessos”.

Atualmente, Daniel pesa menos de 100 quilos. Agora o seu objetivo é ganhar massa muscular para conseguir equilibrar o peso em relação à altura, uma vez que mede “quase dois metros”. Continua a treinar com consistência e a manter o foco na alimentação, mesmo tendo “alguns momentos de fraqueza”. Tiago Alves já não é apenas o PT, tornou-se um amigo — e acaba por ser a única pessoa capaz de o incentivar a manter os resultados.

Na roupa, os números não param de descer: do 48, passou para 46 e agora veste o 44. A resistência e mobilidade de Daniel “estão bem melhores” e pôs de lado a necessidade de ser operado ao joelho. Os benefícios da transformação, porém, não são apenas físicos. Daniel não tem palavras para descrever o impacto positivo que teve na sua autoestima e só consegue descrever todo o processo como “perfeito”. Contudo, não o considera concluído, mas algo que passou a fazer parte da sua rotina.

Carregue na galeria para ver mais imagens do antes e depois de Daniel.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT