Com apenas seis anos, Laura Abel começou a praticar ginástica rítmica e um ano depois já competia. Aos 18 anos pôs um ponto final nesta modalidade que considerou ser a sua vida durante mais de uma década, mas não queria parar totalmente. E aí deixou-se fascinar por uma nova paixão.
“Durante quase toda a minha vida, treinava mais de cinco horas por dia, seis dias por semana, e parar era impensável. O meu corpo ia-se ressentir. E foi nessa altura que surgiu a dança, em 2014, quando tinha 18 anos.”
Bastou um ano no grupo de Dança Contemporânea da Dancenema para descobrir que dançar era a forma de expressão que mais a preenchia. Aos 19 anos integrou a turma de licenciatura da Escola Superior de Dança, em Lisboa, e durante esse período viveu seis meses nos Países Baixos, onde frequentou a escola de dança Fontys Hogeschool voor de Kunsten. Terminou a licenciatura em 2018, aos 22 anos, e começou a trabalhar com a Companhia Quorum Ballet.
Quando a pandemia chegou, o trabalho na área tornou-se cada vez mais escasso. Decidiu voltar para Portimão para perceber o que poderia fazer. “Sabia que um dia gostaria de abrir um espaço meu, mas sempre pensei que só seria possível quando fosse mais velha e tivesse a minha vida mais estabilizada”, conta à NiT.
Pedro Pinto, o namorado de Laura, tem uma editora de música em Armação de Pêra, a Kimahera, onde viu que havia um espaço para comprar, que era perfeito para a escola de dança da bailarina. “Na altura não era possível fazer esse investimento e não avançámos.”
Quando as coisas começaram a melhorar, Laura voltou a dar aulas de dança e a participar em eventos de música. Em 2021 surgiu a oportunidade de entrar no “Got Talent”, o programa de talentos da RTP1, e ainda pensou em desistir. “Quando a produção me contactou fiquei surpreendida e depois a surpresa deu lugar ao medo. Falei com um colega com quem costumava dançar e achava que ele ia recusar. Mas aceitou e aí não podia voltar atrás.”
Laura Abel e Bruno Freitas passaram na primeira fase de casting e chegaram mesmo a ir até às provas que passam na televisão. Porém, ficaram por aí. “Na altura fiquei um pouco dececionada porque não percebia o que tínhamos feito de mal. Vi o vídeo várias vezes e percebi que não tínhamos errado em nada, simplesmente não podemos passar todos. Entreguei tudo, isso era o mais importante”, revela.
Nesse mesmo ano voltou a ver que a loja que tinha visitado no passado ainda estava à venda. Foram ver o espaço e era tudo o que Laura pretendia para a sua escola. Compraram-no e a Emotion Dance Academy abriu portas a 7 de janeiro.
A Emotion Dance Academy
Para Laura, a emoção que a dança lhe transmite sempre foi algo extraordinário. E o nome não poderia ter sido outro. “Eu andava a pensar em vários nomes, mas nada me soava muito bem. O meu irmão é que se lembrou de ‘Emotion’ e fez todo o sentido”, conta.
A escola tem 120 metros quadrados e foi pensada para que os alunos se sentissem em casa, num espaço seguro. “Queria que quem entrasse aqui não se sentisse envergonhado ou intimidado e pudesse dançar sem receios.” Para isso pensou num espaço em tons de branco, com apontamentos em madeira e rosa escuro, que é uma “cor poderosa”.
Ballet, Contemporâneo, Girlie, Latin Heels, Exercício e Dança, Pilates, Barra de Chão, Flexibilidade e Alongamentos, Flamenco, Sevilhanas, Hip Hop, Danças de Salão, Afrolatinas, Zumba e Yoga são algumas das modalidades que constituem a oferta da Emotion destinada a miúdos, jovens ou adultos.
“A academia é para quem sabe ou não sabe dançar. Basta gostar desta arte e estarem à vontade para aprender. Quero que as pessoas saiam daqui felizes, mais leves.”
A academia às terças e quintas-feiras funciona na parte da manhã com as aulas que conjugam o treino com esta forma artística, mas pensada para seniores. Nos restantes dias funciona sempre da parte da tarde “porque é quando as pessoas têm mais tempo e os miúdos saem das aulas”, explica.
Quem quiser inscrever-se pode fazê-lo pessoalmente na academia. Os preços para frequentar as aulas começam nos 30€, mas se quiser fazer a mesma modalidade duas vezes por semana, por mês paga apenas 35€.
Carregue na galeria para descobrir todos os espaços da Emotion Dance Academy.