Ginásios e outdoor

Diga adeus às dores de costas com este treino de 5 exercícios

Responsável pelo suporte, equilíbrio e movimento, uma lombar saudável significa melhor qualidade de vida.
Pode se bastante limitante.

As dores nas costas são muito comuns, especialmente as que atingem a zona lombar. Não lhes damos grande importância, esperamos que passem naturalmente e muitas vezes atribuímos a sua origem a um ‘mau jeito’ durante o sono ou a um peso que levantámos.

O personal trainer Tiago Malta revela à NiT que situações banais do quotidiano são mais suscetíveis de criar lesões na lombar. São atos simples, que todos os dias repetimos, mas que podem criar lesões bem mais graves e dolorosas do que um simples mau jeito.

Conhecida como lombalgia, a dor na região lombar chega a atingir 90 por cento da população, o que significa que cerca de três em cada quatro pessoas em todo o mundo sofrem desta patologia.

Tiago Malta começa por explicar que a dor nesta zona das costas é, realmente, “uma das fontes mais comuns de desconforto e que tem origem, na maioria das vezes, num estilo de vida sedentário. A ironia é que, muitas vezes, “o desconforto que sentimos não tem origem na parte inferior das costas, mas sim noutros músculos situados na cintura pélvica e zona abdominal”, acrescenta.

Seja qual for a origem das dores na região lombar estas podem interferir no nosso dia a dia e bem-estar, tanto físico como mental. “Para prevenir, e até resolver, em alguns casos, é essencial que seja feito um trabalho de fortalecimento muscular direcionado para esta problemática”, adianta o PT.

Há determinados hábitos, posturas e formas de mover o corpo que devemos adotar para evitar as dores e as lesões. “Uma alimentação saudável que permita manter um peso adequado à estatura, praticar exercício físico, em especial treino de força para fortalecer a estrutura muscular e evitar atividades que possam constituir um risco para a lombar são boas maneiras de prevenir”, indica.

Tiago Malta preparou um treino específico que ajuda a acabar com as dores de costas. Carregue na galeria para conhecer os 5 exercícios recomendados pelo personal trainer.

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