Ginásios e outdoor

Camila Grecco passava os fins de semana em festas. Agora, é uma inspiração no TikTok

Mudou-se para Portugal em 2020 para seguir o curso de Ciência da Informação. Durante a pandemia, apaixonou-se pelo fitness.
Camila tem 21 anos.

Em 2022, quando a Covid-19 paralisou o mundo, o mesmo aconteceu com milhões de pessoas em todo o mundo. As calças que outrora usavam deixaram de servir e os números na balança dispararam. No entanto, houve quem não deixasse que o coronavírus impedisse desejo de mudança. Camila Grecco, de 21 anos, é um desses exemplos. A jovem usou o tempo passado em casa para mudar por completo a sua vida. Atualmente, com mais de 117 mil seguidores e cerca de 740 mil gostos no TikTok.

Camila nasceu e passou grande parte da sua vida no Brasil. Em 2020, mudou-se para o nosso País para iniciar o curso de Ciência da Informação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

“Com o passar do tempo comecei a ler e a pesquisar muito sobre nutrição com o intuito de perder peso e ter uma vida mais saudável. O facto de estarmos em pandemia na época fomentou esta vontade, e fui perdendo cada vez mais o interesse pela faculdade e apaixonei-me por esta outra área”, conta à NiT. Este ano, arranca o último ano da licenciatura em Ciências da Nutrição. “Estou mais que confiante sobre o meu futuro”, acrescenta.

Mergulhou neste mundo porque não estava satisfeita com o seu físico, algo com que todos nós nos podemos relacionar. Não tinha acompanhamento profissional, por isso viu-se forçada a aprender tudo sozinha. “Passados uns meses já praticava a vida saudável por puro prazer e o físico desejado veio como uma consequência”, aponta Camila. Via o aumento de peso como algo mau, mas agora diz que isso até foi uma coisa boa. Até porque foi precisamente essa transformação que lhe valeu a fama e tantos seguidores que queriam acompanhar o seu percurso.

A brasileira admite que não dá para “glamorizar o processo”. Não sabia como começar e acabou por errar muitas vezes. Durante os meses iniciais, sentia-se sem esperanças de alcançar aquele sonho. “Mas não ia desistir”, afirma prontamente. “Na verdade, isso nem passava pela minha cabeça. Falhar era doloroso, mas desistir seria o fracasso eterno.” Foi insistindo até obter a disciplina que necessitava, e apercebeu-se de que ignorar os dias maus era o melhor. “Aconteceu. É o que é. Agora, vamos recomeçar, nem que seja a décima vez”, pensava para si mesma.

Passou de 67 para 60 quilos, um número que pode não parecer impressionante para alguns. Porém, Camila apostou em simultâneo na musculação, e as diferenças no seu corpo foram sendo notórias. “O formato do meu corpo mudou e progredi muito na carga de pesos que consigo levantar”.

Acima de tudo, a grande diferença deu-se nos seus hábitos quotidianos. Antes de decidir mudar de vida, fazia o mínimo de esforço possível e dava prioridade àquilo que não devia. “Não fazia exercício físico e optava por passar tempo com os amigos a beber algo. Dormia mal porque ia a festas e bares e comia quase sempre fora porque era preguiçosa.” Tinha o comportamento típico de um universitário, portanto.

@camilagreccoo

Underrated exercise #gymtokportugal #fitnessportugal #glutekickbacks #gymgirls

♬ suara asli – DENII – DENII

Claro que hoje em dia tem amigos e continua a sair à noite — afinal, tem 21 anos. Começou, contudo, a dar prioridade à sua saúde. Agora já cozinha em casa e escolhe cada ingrediente de forma inteligente, tendo em conta a qualidade nutricional. Treina todos os dias (nem que seja apenas uma caminhada) e dorme pacificamente. “Hoje em dia, pratico o equilíbrio”.

Esta filosofia reflete-se também na sua dieta. Camila segue a regra do 80/20, à imagem da atriz Nicole Kidman, que, aos 55 anos, apareceu super fit na capa de uma revista britânica — pode conhecer melhor esta história no artigo da NiT.

No caso de Camila Grecco, 80 por cento da sua alimentação é composta por carne, legumes, ovos, cereais, frutas, farinhas e castanhas. Os outros 20 por cento podem ser uma pequena porção de chocolate após o almoço ou quando lhe apetecer, um gelado ou uma fatia de bolo feito pela avó.

“De forma resumida, não há restrições na minha dieta. Mas a proteína ocupa o primeiro lugar, porque é vital na manutenção da massa muscular e tem uma função fortalecedora”. Mas deixa um aviso: “É importante manter-se atendo à ingestão diária recomendada, que deve ser entre 1,5 a duas gramas por quilo corporal).”

Quanto aos workouts, privilegia os treinos de força, e recomenda todas as suas seguidoras (e não só) a fazerem o mesmo. “Ajuda na prevenção da osteoporose em mulheres, melhora a qualidade do sono, previne lesões, reduz o tecido adiposo e a lista de benefícios continua”, afirma à NiT.

No TikTok, onde faz maior sucesso, assume ter um conteúdo “jovial e alegre”, e nunca dá aulas ou palestras na rede social. Tenta, por isso, passar a informação de forma “visual, interessante e leve”, pois é exatamente assim que vê o mundo fitness. “Ir ao ginásio, para mim, é tempo de foco e trabalho duro, mas ao mesmo tempo de vestir algo em que me sinta confiante e cuidar-me.”

A influencer deixa também algumas dicas para todos que, tal como ela, queiram dar um refresh no estilo de vida. “Quando começarem, tudo vai parecer inefetivo e em vão, mas insistam. Não percam tempo a parar naqueles pequenos fracassos. Muitos virão, então temos de aprender a lidar com eles, com os imprevistos. Só nós é que nos podemos levar à vitória ou à derrota”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT