Ginásios e outdoor

Chegaram as peças slow fashion que vai usar em dose Dupla — no ginásio e no trabalho

A nova marca é sustentável e 100 por cento portuguesa, onde a versatilidade é a alma das peças.
Uma marca 100 por cento portuguesa.

O nome não deixa grande margem para a dúvidas: a Dupla é uma nova marca de sportswear de duas amigas de longa data, que não quiseram abdicar da sua originalidade.

“Disseram-me para copiar algumas coisas que gostava noutras marcas, mas isso não me pareceu nada bem e desisti da ideia”, conta Luísa Silva. É assim que nasce a primeira coleção — que nunca chegou a ver a luz do dia. 

A parceria era a ideal: Luísa preocupa-se com os tecidos, o conforto e o uso desportivo que lhe vão dar. Já Filipa aposta na versatilidade das peças, na funcionalidade e estilo para o dia-a-dia. “Complementamo-nos”, confessa Luísa.

Uns dias mais tarde, um atelier começou a seguir o Instagram de Luísa e foi dessa colaboração que nasceu a Dupla. O Beyond Design Atelier ajudou não só na produção das coleções, como no design, confeção, pesquisa de tendências, criação dos modelos e até na elaboração das fichas técnicas. “Foi sorte, porque quando estava meia perdida depois dos primeiros protótipos, conheci este atelier e foi aí que começou a Dupla, em outubro de 2020”, diz Luísa. Quase um ano depois, a 19 de Julho de 2021, a marca foi finalmente inaugurada através do site e do Instagram

Luísa Silva é formada em consultoria fiscal e Filipa Barros em consultoria financeira. Ambas têm 34 anos e juntas decidiram criar uma insígnia que fosse 100 por cento portuguesa, a Dupla. “Sempre quisemos ter uma coisa nossa, algo que nos fizesse realmente felizes. Mas nunca tivemos coragem — até agora”, admite Luísa. A amiga Filipa estava a trabalhar em São Paulo, no Brasil, quando Luísa começou a pensar na marca e no conceito que lhe queria dar. 

Um dos tops Dupla combinado com umas calças de ganga.

A empreendedora conta que como nenhuma tinha experiência no têxtil, iniciar o processo de desenho e confecção das peças foi a parte mais desafiante. Tudo parecia encaminhar-se quando Luísa ouviu um amigo dizer na televisão que uma fábrica de roupa desportiva tinha começado a fabricar máscaras.

O nome Dupla nasce em parceria com a Amostra, uma empresa de comunicação. Porquê Dupla? “Por seremos duas pessoas e por querermos que as peças tenham um duplo sentido, uma vez que tanto podem ser usadas para praticar desporto, como no dia-a-dia”, explica Luísa.

Com tanta oferta no mercado, porquê apostar uma marca de roupa desportiva? “Sempre soube que tinha de ser algo ligado ao desporto ou à alimentação saudável porque é esse o meu estilo de vida. Pratico crossfit, ioga e, neste momento, até estou a tirar o curso de técnico de exercício na Fitness Academy. Além disso, sempre comprei muita roupa de desporto e já estava farta de usar sempre as mesmas marcas — queria usar alguma coisa mais portuguesa e sustentável”. 

O objetivo da Dupla não é lançar coleções anuais. A primeira coleção saiu no verão deste ano e a próxima coleção só ficará disponível quando o stock acabar. “Queremos ser sustentáveis e, por isso, vamos ouvir a opinião das nossas clientes e tentar adaptar o material que já temos para satisfazer os seus desejos”, afirma Luísa. Ou seja, podem ser lançadas coleções cápsula caso seja necessário alterar determinada peça, mas sempre recorrendo à mercadoria já existente.

Além da loja online, as peças da Dupla podem ser encontradas no ginásio Circle do El Corte Inglés (em Lisboa) e vão também estar presentes no Winter Market Stylista da Maria Guedes. Carregue na galeria para ficar a conhecer algumas peças da Dupla e escolher já a sua favorita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT