Ginásios e outdoor

É bombeira desde os 16. Agora, tem um programa para pôr os colegas (e não só) a treinar

Beatriz Batista criou o desafio Fire Fit especialmente para estes profissionais, mas qualquer pessoa o pode fazer.
Beatriz é bombeira profissional.

“Houve um incêndio perto da minha casa e aquele sentimento de impotência fez com que me inscrevesse nos bombeiros no dia seguinte”, começa por contar Beatriz Batista à NiT. Atualmente com 22, é bombeira desde os 16. Começou como voluntária no quartel de Arruda dos Vinhos e, a partir de 2023, tornou-se profissional ao juntar-se à EIP — Equipa de Intervenção Permanente, integrando a corporação de Sobral de Monte Agraço.

O desporto sempre foi uma parte importante da sua vida. Durante 13 anos, a jovem natural do Cacém dedicou-se à natação e experimentou a equitação e a patinagem. Recentemente, completou a licenciatura em desporto, condição física e saúde, e no âmbito de uma disciplina foi desafiada na sua formação a desenvolver um programa inovador. “Ao perceber que não havia apoio para a preparação física dos bombeiros voluntários, decidi criar uma dinâmica de treino que me fascinou tanto que a transformei no projeto da minha vida”, explica.

O programa Fire Fit, concebido em formato digital, foi totalmente elaborado por Beatriz, incluindo o planeamento dos treinos, gravação, edição e publicação dos vídeos com os exercícios. “Quando me tornei profissional, percebi as lacunas existentes na preparação física e pensei no que poderia fazer para melhorar a situação“, revela.

Os treinos arrancaram a 1 de agosto e realizam-se durante 20 dias, com sessões diárias que duram entre 20 a 30 minutos. O alinhamento inclui agachamentos, lunges, burpees, flexões e saltos à corda, todos focados no aumento da resistência e força. Cada sessão consiste em quatro séries, alternando 30 segundos de exercício com 10 segundos de pausa. Para participar no desafio, basta aceder às redes sociais de Beatriz. Cada versão do programa custa 20€, mas se optar por adquiri-las ambas, o preço total é de 30€.

Dar aulas num ginásio nunca esteve nos planos de Beatriz, por isso, decidiu combinar as suas duas paixões e contribuir para a melhoria de uma atividade que merece toda a admiração. Embora o programa tenha sido criado para os bombeiros, qualquer pessoa pode inscrever-se e participar.

Os treinos são exigentes.

“Na nossa equipa, 60 minutos do horário de trabalho são dedicados ao treino. Os meus colegas viram-me a praticar e decidiram juntar-se. Agora, todos fazemos exercício juntos uma vez por semana.” Com o crescente interesse pela preparação física, o comando da corporação convidou Beatriz para dar formação ao grupo.

Atualmente, está a decorrer a terceira edição do programa Fire Fit, com término previsto para 20 de agosto. “Geralmente realizo o desafio a cada seis meses ou sempre que me pedem. Os treinos são variados e ajustados, consoante os feedbacks que recebendo.” Beatriz lançou o projeto em setembro de 2023 através das suas redes sociais, divulga as inscrições antecipadamente na sua página no Instagram e, posteriormente, partilha os vídeos num grupo Telegram criado para o efeito. 

“Recebo participantes de diversas partes do País e de todas as idades. É emocionante, pois no final dos treinos, todos partilham fotografias, criando-se assim uma verdadeira comunidade. Também participo para os motivar mais”, confidencia. Os exercícios são pensados para não exigirem equipamento especializado nem um espaço específico. Beatriz grava e publica os treinos para que os inscritos possam segui-los no horário que preferirem.

“Esta edição tem uma particularidade: introduzi uma versão premium que inclui utensílios que os bombeiros utilizam diariamente, como mangueiras e extintores. Desta forma, eles conseguem treinar de forma mais completa e adequada às suas necessidades.” Além disso, a jovem irá sortear um treino presencial para um dos participantes do Fire Fit e, até ao momento, já conseguiu reunir mais de 90 pessoas.

Os seus próximos objetivos são motivadores. “Gostaria de alcançar outras corporações, desenvolver planos de treino para equipas específicas em todo o País e continuar a promover mais edições.” No fundo, pretende continuar a equilibrar a sua carreira como bombeira e preparadora física.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT