Ginásios e outdoor

Em julho, há uma super caminhada por várias aldeias de xisto e paraísos fluviais

Aponte na agenda os dias 24 e 25 de julho e prepare-se para um fim de semana de trilhos e percursos pedestres.
É a 24 e 25 de julho.

Para aproveitar verdadeiramente o fim de semana, nada melhor que uma caminhada entre riachos e paisagens de cortar a respiração. E há uma proposta perfeita para quem se quer aventurar por trilhos e rotas na região Centro do País. Com passagem obrigatório nos locais mais belos e icónicos desta zona, como algumas Aldeias de Xisto do concelho de Góis ou até pequenos paraísos de água doce e praias fluviais.

Este evento está marcado para os dias 24 e 25 de julho, com transporte e partida de Lisboa para iniciar uma caminhada logo às 9h15 do primeiro percurso. Está detalhado online o que este programa inclui, mais precisamente: o local do alojamento, a descrição das caminhadas, os almoços de grupo e os seguros obrigatórios. Mas, para ter já uma ideia do que pode esperar, apresentamos o plano de atividades proposto.

Plano de atividades

Dia 24 de Julho (sábado)

Caminho de cerca de dez quilómetros pela Rota das Aldeias de Xisto, com dificuldade intermédia de 3,5 (numa escala de 1 a 5 sendo o 1 o mais fácil). Com vários pontos de passagem, estes são alguns de destaque: as Aldeias do Xisto, caminho que percorre uma vereda tradicional que une quatro aldeias, Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena; os Penedos de Góis, com 1.040 metros formam desníveis únicos, com várias quedas de água e ribeiras; a Praia Fluvial da Peneda, nas margens do Rio Ceira e com uma paisagem de sonho, possui uma vasta área de relvado e uma ilha de areia no meio do rio. 

Durante o dia, segue-se ainda para Vila Nova do Ceira e a Praia Fluvial das Canaveias, um local bastante tranquilo e que permite um contacto direto com a natureza, e por fim para a Garganta do Ceira, também conhecido como Desfiladeiro do Cabril do Ceira ou Portas do Ceira. Este último ponto da caminhada de sábado, é um local lindíssimo com um alto desfiladeiro atravessado pelo rio e com uma extensa piscina natural.

Dia 25 de Julho (domingo)

O percurso é efetuado nos Trilhos de Gondramaz e nos passos do Moleiro. São cerca de 6,5 quilómetros de um trajeto de dificuldade média com vários locais de interesse para conhecer, nomeadamente a aldeia de Gondramaz, com várias ruas estreitas e sinuosas para visitar, bem como um poema de Miguel Torga numa placa à entrada da aldeia. E também a Ribeira do Espinho e a praia fluvial de Louçainha são dois dos pontos de passagem deste dia, com uma paisagem única e que deve parar para admirar (e mergulhar).

O valor da inscrição no evento é de 120 euros por pessoa (em duplas) e 140 euros se não for acompanhado. E o valor do transporte será calculado dependendo do número de inscritos. Para se inscrever e saber mais informações, consulte a plataforma online do evento.

De seguida, carregue na galeria para conhecer cinco locais por onde vai passar durante este fim de semana de julho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT