Ginásios e outdoor

Escala25: a nova parede de escalada em plena Ponte 25 de Abril

Tem 12 metros e uma paisagem única sobre Alcântara e o Museu da Carris, onde encontra um elétrico e um autocarro vintage.

A escalada chegou aos Jogos Olímpicos em 2021,  que decorreram em Tóquio, comprovando que este desporto de aventura é cada vez mais procurado e apreciado. No entanto, na maoir parte das vezes é praticado entre quatro paredes. Algo que não acontece no ginásio que abriu no passado sábado, 25 de junho. Fica ao ar livre mas, o grande atrativo para os amantes de escalada e outro: situa-se em plena Ponte 25 de Abril.

A ideia começou a ser pensada por Patrick Mills, fã ávido de escalada que já conquistou até o Monte Korbu, na Malásia, em novembro de 2021.

“Estava a morar em Alcântara, e a minha mãe vivia no outro lado da ponte. Passava no tabuleiro da 25 de Abril muitas vezes e por baixo também. Sendo eu um escalador, estou sempre à procura de coisas altas para trepar. Um dia, quando estava a passear olhei para os pilares e pensei se seria possível abrir aqui um ginásio de escalada”, conta Mills, um dos fundadores, à NiT.

Pegou no telemóvel e ligou a Alex Padalka, consultor financeiro e também fundador do Escala25. “Foi ele que me ensinou a escalar”, revela Patrick Mills. “Falei-lhe da ideia. ‘Ok, porque não?’, disse-me.” Inundado pelo entusiasmo de um projeto improvável cada vez mais perto de se tornar realidade, passou a noite à procura do que seria possível fazer. “O Alex ligou-me e disse que tinha um contacto e um local muito bom. Era o Pilar 7”, recorda-se. 

É ali mesmo que se ergue a mais recente parede de escalada de Lisboa. Tem 12 metros de altura, um arco completo, um centro de rochas, uma área de treino, espaço para eventos, um lounge, entre vários outros detalhes. Pode participar nas aulas, acampamentos e treinos. As rotas são definidas por profissionais, e também se pode aventurar pelas escaladas com obstáculos.

Como podíamos esperar, levar algo daquele género para a Ponte 25 de Abril não foi tarefa fácil. “Foi bastante complicado montar aqui o espaço. A ponte é um lugar de alta segurança, e isso é muito importante”, diz o fundador. “Todas as pessoas envolvidas neste projeto, especialmente os contactos da Infraestruturas de Portugal (IP), foram super abertos e tornaram mais fácil a concretização.”

A Escala25 não pretende ser um centro interpretativo, não quer ser um museu e tampouco ambiciona ser uma exposição. “O que se pretende é que seja um espaço disponível para experimentar algo diferente. E sensações não faltam, devido ao vento, ao barulho, à luminosidade e à vista. Tudo isto foi feito de maneira a não interferir com a infraestrutura existente, que é vital para o funcionamento da ponte”, explica António Borges, arquiteto do projeto e funcionário da IP, no departamento de património.

A paisagem um dos principais destaques de toda a experiência de escalada. “O que gosto muito da parede é o facto de termos aqui atrás o Museu da Carris. Vê-se um elétrico clássico, um autocarro super antigo. Também podemos ver a Capela de Santo Amaro”, explica, desta vez, Patrick Mills. “Temos Alcântara para descobrir, mas em altura.”

Todos são bem-vindos ao Pilar 7, de miúdos a idosos. “Queremos pessoas que estão a começar, mas também quem já tem experiência. E queremos que seja uma atração turística para todos os estrangeiros que vêm a Lisboa. Também queremos ser um espaço para estudantes e toda a comunidade de Lisboa e Portugal.” Já Ellis Dixon, diretora de marketing do ginásio de escalada, tem um objetivo mais ambicioso. “Quero trazer algumas medalhas olímpicas para Portugal. Não para mim, mas gostávamos de ser o ginásio que incentiva um miúdo pequeno a alcançar este feito.”

O espaço está aberto todos os dias da semana, das 10 horas às 20 horas, e ao fim de semana das 10 horas às 18 horas. É possível adquirir um passe diário a partir dos 12€ ou um passe para duas pessoas a partir de 22€.

Carregue na galeria para descobrir a inovadora parede de escalada da ponte 25 de abril.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT