As caminhadas são frequentemente subestimadas como forma de exercício físico, mas, na verdade, podem queimar calorias em quantidades semelhantes a outros desportos aeróbicos, desde que realizadas com a intensidade correta. Um exemplo, é o percurso agendado para o 15 de fevereiro, que o convidará a descobrir um dos mais belos miradouros do Bombarral, num percurso que não é acessível a todos.
A partida está marcada para às 10 horas e levará os participantes até às Grutas da Columbeira, localizadas em Reguengo Grande, no concelho da Lourinhã. Estas grutas, descobertas em 1961, são uma riqueza natural com 10 metros de altura e cinco de largura, atraindo a curiosidade de muitos visitantes. Perto dali, encontra-se também a Gruta da Lapa do Suão, que merece uma visita.
O ponto de partida da caminhada é no centro da aldeia do Pó, no Bombarral, que se demarca por ser uma das portas de entrada no planalto calcário das Cesaredas. A fase inicial do trilho decorre no Vale Cornaga, com passagem por várias pontes e zona florestal. A aldeia de Reguengo Grande é a próxima passagem, a qual irá atravessar até chegar ao Vale do Rôto, onde ficam situadas várias cavidades geológicas que vão ser exploradas.
Após esta paragem, o circuito continua por uma subida íngreme até ao miradouro da Serra do Picoto, onde vai conseguir vislumbrar uma paisagem natural deslumbrante e repousar deste último esforço. O passo seguinte é o regresso ao ponto de encontro, num total de 15 quilómetros de extensão.
A rota está classificada como exigente, por isso equipe-se da melhor forma e certifique-se que reúne as condições físicas necessárias para terminar sem percalços. Estão previstas cinco horas de duração da atividade, guiadas por Zé Cruz, e organizada pela plataforma GreenTrekker.
As inscrições podem ser feitas online e têm o custo de 15€ por pessoa. Devido à dureza da prova, a idade mínimo de participação é 12 anos.
Carregue na galeria para conhecer 10 caminhadas para fazer até ao início da primavera.