Ginásios e outdoor

Esta caminhada leva-o a conhecer os spots secretos da Península de Troia

No dia 22 de agosto, há um percurso pedestre ao longo da margem do rio Sado, com paragem para mergulhos na praia.
Começa às 9:15 horas.

Se ainda não tem planos para o penúltimo fim de semana de agosto, há uma proposta perfeita para todos os que adoram caminhadas ou atividades ao ar livre. Ou até mesmo para quem não está habituado a andar e quer arriscar num plano diferente. A Green Trekker organizou um percurso de doze quilómetros, pelos trilhos e pelo areal de Troia, no domingo, dia 22 de agosto.

Com ponto de partida em Setúbal, o roteiro arranca com o embarque no ferry para Troia e os primeiros passos da caminhada começam na margem esquerda do rio Sado. A paisagem repleta de dunas e com várias ruínas marcam esta rota até à chegada à Caldeira de Troia.

A partir deste ponto, o percurso segue em direção ao mar, com uma pausa para refrescar com um mergulho, e continua pelo areal até ao cais de embarque, de forma a apanhar o catamaran de regresso a Setúbal.

A iniciativa tem uma dificuldade moderada, com alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso poderá ser mais acidentado. Devido a este fator, todos os participantes devem ter, pelo menos, 13 anos de idade.

A caminhada tem uma duração aproximada de seis horas, com início às 9h15 e fim por volta das 14h30, consoante as condições climatéricas e o número de participantes. É recomendado que todos levem uma garrafa de água, snacks, chapéu, roupa e calçado apropriado, bastões de caminhadas, uma toalha de praia e um fato de banho.

De acordo com as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, é necessário manter a regra de distanciamento físico de dois metros lado a lado e quatro metros em fila. O único material obrigatório é o kit de proteção individual: máscara e álcool gel. Embora a máscara não seja de uso obrigatório ao ar livre, pode ser necessária a sua colocação em casos excecionais. Além disto, quem estiver com sintomas associados ao Covid-19 não pode participar no evento.

Já pode fazer a reserva online e o valor da caminhada é de 10 euros, incluindo guia no terreno e seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil. No entanto, não inclui o bilhete de ida e volta para Troia (aproximadamente cinco euros), nem as refeições.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT