Ginásios e outdoor

Está a chegar uma caminhada para descobrir a Serra da Lousã

As aldeias de xisto e a paisagem natural são só uma pequena parte daquilo que a zona tem para oferecer. A NiT conta-lhe todos os detalhes da atividade.
Vai decorrer de 9 a 11 de julho.

À Serra da Lousã, situada entre o distrito de Coimbra e Leiria, chegou uma nova atividade para os aventureiros que gostam de conhecer, a caminhar, o melhor que o País tem para oferecer. 

Vai arrancar já no próximo dia 9 de julho, sexta-feira, e decorre até ao dia 11, domingo. A ideia da Green Trekker, a organização por detrás do evento, passa por levar a conhecer a paisagem natural da região, repleta de vegetação e bosques, por onde se ouvem e se escondem dezenas de espécies protegidas.

A atividade, nesta que faz parte, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, do maior alinhamento montanhoso em Portugal — a Cordilheira Central — inicia-se pelas 20 horas de sexta-feira no Hotel Bem Estar, na Lousã. Uma boa altura para começar por desfazer as malas e aproveitar depois para conhecer a vila. Mas nada de se alongar, porque o percurso do dia seguinte não se faz de ânimo leve. 

O dia de sábado começa cedo e avizinha-se um desafiante percurso de 14 quilómetros de distância, caminhados ao longo de cerca de seis horas. Cascatas, bosques, riachos de água, aldeias: estes são apenas alguns dos deslumbres a que vai ter acesso.

No dia seguinte, o percurso inicia-se em Aigra Nova, onde está situada a loja das Aldeias do Xisto, e prossegue até à Fonte dos Bois, o “local onde até hoje se mantem a tradição dos pastores levarem os rebanhos a beber água”, explica a Green Trekker no seu site oficial.

Depois, terá a oportunidade de conhecer as típicas e conhecidas casas de xisto, tão caraterísticas da zona, e ainda está previsto um trajeto — em subida —  “onde se podem avistar as vistas magníficas que se estendem até à Serra da Estrela”. Este é um percurso de cerca de quatro horas de caminhada, percorrido ao longo de 11 quilómetros. 

Coisas a ter em atenção: é recomendado que leve consigo água, um chapéu, calçado, roupa adequada à atividade e um recipiente para beber o chá que será oferecido pela Green Trekker. Todos os participantes (maiores de 14 anos) já podem e devem inscrever-se online nesta descoberta à Serra da Lousã.

O preço varia consoante, claro, as suas preferências. No caso de optar por um quarto duplo, o valor por pessoa é de 175€. Já num quarto single, o preço sobe para 195€. Estão incluídas as duas noites de alojamento (com pequeno-almoço), o jantar de sábado, os dois passeios pedestres, um guia no terreno e um chá e bolachas durante os passeios. Conclusão: está tudo no pacote, só falta mesmo aproveitar a oportunidade única.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT