Ginásios e outdoor

Estas férias parta à descoberta de um dos trilhos costeiros mais bonitos do mundo

Os treinos precisam de ser feitos em espaços fechados. Aproveite os dias de descanso para explorar os melhores spots do País.
Um dos trilhos mais bonitos.

Os melhores locais para praticar exercício no verão são ao ar livre. E, se a paisagem for incrível, a motivação é outra. Os trilhos são, por isso, uma boa opção para treinar e explorar ao mesmo tempo. Na Costa Vicentina existem vários que permitem admirar a beleza natural desta região. Um deles foi destacado, pela revista “Condé Nast Traveler” como um dos melhores trilhos costeiros do mundo.

Chama-se Trilho dos Pescadores e liga São Torpes a Lagos. O percurso segue sempre junto ao mar, através dos caminhos usados pelos locais para acederem às praias e pesqueiros. Segundo a Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, “trata-se de um single track percorrível apenas a pé, ao longo das falésias, com muita areia e por isso mais exigente do ponto de vista físico”. Um desafio, devido ao vento que sopra em permanência vindo do mar, à rudeza da paisagem costeira e à natureza selvagem.

O percurso inclui um total de 13 etapas, num total de 226,5 km e é uma forma incrível de explorar a região, conhecer os locais por onde vai passando, caminhar ao seu ritmo, estar em contacto com a natureza e descobrir sítios inesquecíveis. E tudo isto, sem esquecer os benefícios físicos da caminhada, um exercício cardio.

Pode começar, por exemplo, em São Torpes e dirigir-se a Porto Covo. Daqui pode partir até Vila Nova de Mil Fontes, que irá ser o ponto de partida para a etapa do Almograve. Depois pode seguir à descoberta de Zambujeira do Mar e fazer a ligação até Odeceixe. Daí segue para Aljezur e Arrifana. Deste ponto da costa parte em direção a Carrapateira onde iniciará as etapas finais. O ponto seguinte é Vale do Bispo que faz a ponte até Sagres de onde pode partir até Salema. No final, passa pela Luz e termina em Lagos.

Os percursos.

A somar a esta grande rota, este trilho conta ainda com 24 percursos circulares de Pequena Rota, perfeitos para quem quer fazer caminhadas de um dia. Se anda à procura de um percurso pedestre que combine paisagens costeiras com formações rochosas e uma praia verdadeiramente 5 estrelas, percorra o trilho do Pontal da Carrapateira.

Se quer partir à descoberta de paisagens maravilhosas enquanto se mantém ativo, carregue na galeria para conhecer os restantes percursos deste trilho que pode fazer num dia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT