ROCKWATTLET'S ROCK

Ginásios e outdoor

Este domingo, há uma caminhada pelo Trilho do Cristo-Rei

O percurso, marcado para 1 de março, parte do Cais de Cacilhas e passa pelo Parque da Paz, Jardim do Castelo e várias zonas históricas de Almada.

Os fãs de caminhadas estão sempre à procura de novos percursos onde, ao mesmo tempo que se dedicam ao exercício físico, possam conhecer melhor os locais por onde passam. Este domingo, 1 de março, há uma atividade que junta, precisamente, desporto, história e natureza. Falamos da iniciativa “Caminhando no Trilho do Cristo-Rei” que irá oferecer aos participantes também uma paisagem privilegiada sobre o rio Tejo.

Organizada pela Caminhando, a atividade convida os aventureiros a descobrir alguns dos recantos mais emblemáticos de Almada ao longo de um percurso circular de 14 quilómetros.

O ponto de encontro está marcado para as 9h20, na Rua do Ginjal, junto ao cais marítimo de Cacilhas (zona de partida e chegada dos barcos), sendo que a caminhada arranca às 9h30. O final está previsto para as 14 horas, o que significa cerca de quatro horas e meia de atividade, sempre com o Tejo como pano de fundo em vários momentos do trajeto.

O percurso começa junto ao Cais de Cacilhas, atravessa o casario mais antigo da zona e segue em direção ao centro de Almada. Pelo caminho, os participantes passam pelo Jardim do Rio — espaço histórico recuperado pela autarquia — e por vários pontos de interesse, como o Farol e o Chafariz de Cacilhas, a Fragata Dom Fernando II e Glória, o submarino “Barracuda”, igrejas históricas e o Pátio do Prior do Crato.

A caminhada inclui ainda passagem pelo Parque da Paz, uma zona também emblemática da cidade, com os seus extensos relvados, lago artificial com cisnes e várias espécies de árvores, antes de seguir rumo ao Pragal e à zona do Cristo-Rei.

No topo, o icónico Cristo-Rei oferece uma panorâmica de 360 graus sobre o estuário do Tejo e as duas margens, a partir de 223 metros acima do nível do mar. O percurso contempla também o Jardim do Castelo e miradouros naturais de onde é possível observar Lisboa, a Casa da Cerca e o elevador panorâmico da Boca do Vento.

A atividade tem nível de dificuldade 2 (moderado), sendo indicada para quem já está habituado a caminhadas de média distância. É aconselhado levar água, reforço alimentar e usar roupa confortável e adequada à prática desportiva, como leggings ou calças técnicas, t-shirt respirável, corta-vento e sapatilhas próprias para caminhada com boa aderência.

A inscrição pode ser feita online. O valor é de 10€ por pessoa e inclui acompanhamento por guia ao longo de todo o percurso, bem como seguro. 

Carregue na galeria para conhecer algumas sapatilhas da adidas que estão atualmente com desconto e que poderá usar na caminhada. 

ARTIGOS RECOMENDADOS