Ginásios e outdoor

Este é um dos melhores exercícios de sempre para perder gordura na barriga

Faz parte dos treinos de várias estrelas do mundo fitness, como a australiana Kayla Itsines.
Pode ser uma ajuda.

Os vestígios de gordura no corpo podem derivar de várias causas: má alimentação, falta de exercício físico, genética ou até problemas hormonais. Há quem não se importe de viver com eles, mas existe também quem queira eliminá-los — e isso não tem mal nenhum. Uma das zonas que, normalmente, merece mais atenção, seja por parte de homens ou mulheres, é a barriga.

Recentemente, a revista britânica “Men’s Health” revelou alguns dos melhores exercícios para perder gordura nesta parte do corpo e há um que se destaca, já que faz parte dos treinos de várias estrelas do mundo fitness, como é o caso de Kayla Itsines.

A personal trainer australiana, que é um fenómeno nas redes sociais, somando mais de 12,6 milhões de seguidores no Instagram, revelou várias vezes no seu blogue em nome próprio que os burpees — sim, é desse exercício que estamos a falar — são um dos seus favoritos.

“Burpees são difíceis, sim, eu sei. Mas a razão pela qual são tão difíceis é que eles combinam vários exercícios em um só movimento, como o agachamento, a prancha e o salto. Com isso, estamos a trabalhar diferentes grupos musculares de uma só vez, tornando-o excelente para quem quer fortalecer a barriga, as pernas e os braços”, explica, acrescentando que é também uma bomba para queimar calorias e tonificar o corpo ao mesmo tempo.

Como fazer um burpee corretamente

A famosa PT explica, passo a passo, a forma correta de fazer um burpee básico. Coloca-se em pé em cima de um tapete, com os pés ligeiramente mais afastados do que a largura dos ombros. Esta é a posição inicial.

Depois, deve fletir o quadril e os joelhos, bem como colocar as mãos juntas ao corpo, mantendo a coluna numa posição neutra. O passo seguinte é inspirar e, ao mesmo tempo, saltar, posicionando os pés para trás, de forma a ficar em posição de prancha — “o corpo deve ficar em linha reta dos pés à cabeça”, lembra Kayla Itsines.

Depois, salta para a frente, posicionando os pés entre as mãos, mantendo-os afastados à mesma largura dos ombros. Impulsiona o corpo para cima, dando um salto, e volta à posição inicial, sendo que o salto deve ser feito com os braços acima da cabeça. Atenção: quando volta à posição inicial deve terminar o salto com os joelhos fletidos para prevenir lesões. Passo seguinte: repetir tudo novamente.

A personal trainer tem uma dica para quem achar este movimento demasiado difícil: “A primeira variação para tornar um burpee mais fácil é dar um passo (em vez de um salto) para frente e para trás novamente, e assim sucessivamente. Com mais prática vai dando passos mais rápidos e, eventualmente, progredindo para dar o salto. Outra maneira de modificar um burpee é colocar as mãos num banco. Desta forma, não é preciso ir até o chão. E completas o resto do burpee da mesma maneira.”

Quando dominar o movimento e quiser um novo desafio, há três variações possíveis: o burpee com um salto mais distante — ou seja, é como o básico, mas começa logo com um salto, e “isso aumenta o batimento cardíaco, tornando o exercício mais difícil”; burpee conjugado com um salto para cima de uma caixa, que “vai melhorar o equilíbrio e a coordenação”; e o burpee com peso, sendo que pode usar um dumbbell em cada mão, por exemplo.

O treino popular de Kayla Itsines para emagrecer e tonificar (sem sair de casa)

Se estiver a precisar de um treino completo que, além de queimar calorias, ajuda a tonificar, a personal trainer mais famosa das redes sociais também tem várias propostas. Há um circuito que sobressai por ser composto por apenas seis exercícios e ser feito sem sair de casa. Bónus: é especialmente útil para quem quer fortalecer glúteos, abdominais e pernas.

“Este treino é ótimo para quem viaja, mães ou estudantes que podem ficar em forma em casa, assim como para as mulheres que simplesmente não têm tempo para ir ao ginásio naquele dia”, explica.

Além de ser um treino curto (quatro voltas), não precisa de equipamentos. A única coisa que deve garantir é que tem espaço suficiente para se movimentar e um tapete de ginástica por perto para treinar confortavelmente.

Carregue na galeria para descobrir quais são (e como se fazem) os exercícios que compõem o treino mais popular do momento.

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