Ginásios e outdoor

Esta caminhada vai passar por um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela

Entre os bosques de S. Lourenço e as margens do rio de Beijames, vale a pena percorrer estes quilómetros a pé.
um percurso encantado

Se setembro ainda é mês de regresso, pode reservar aquela vontade de sair da cidade e descobrir outras paisagens já para o mês seguinte. Mais concretamente: para o fim de semana de 22 a 24 de outubro

É nessa altura que decorre nova caminhada organizada pela Green Trekkers, desta vez para descobrir alguns dos “segredos” mais bem guardados da Serra da Estrela. São dois dias de caminhada intensiva pelo vale do Beijames, com paisagens muito especiais, e pelo bosque de S. Lourenço, uma densa floresta de faias plantadas no início do século XX.

O fim de semana começa na sexta à noite, dia 22 de outubro, com a chegada ao Inatel de Manteigas, mas a verdadeira aventura está prevista para o dia seguinte. São duas caminhadas, de 16 (no sábado) e 14 quilómetros (no domingo).

Quando chegar ao vale do rio de Beijames vai perceber que não é difícil descobrir porque há quem lhe chame vale encantado. A verdade é que as paisagens maravilhosas, os socalcos, as zonas escarpadas, os moinhos de água, barragens e pontes antigas, aliadas à agricultura tradicional, pastorícia e os costumes que se mantém nesta zona, são a combinação perfeita para parecer que estamos regressamos no tempo.

Mas se pensa que fica por aqui, está muito enganado. Depois de umas boas horas de sono e descanso, começa mais uma aventura, desta vez pela Rota das Faias e Covão da Ponte. Mais do que uma caminhada, este trilho é uma verdadeira experiência sensitiva pelas cores, aromas e sons do bosque. As árvores que se pintam de tons amarelos no outono e as folhas que vão caindo lentamente no chão tornam esta caminhada uma experiência quase mágica.

Este é um fim de semana de caminhada já de alguma exigência, com uma distância a percorrer total de 30 quilómetros. Mas é daqueles casos em que o local envolvente promete ir compensando o esforço. O preço por pessoa é 200€ (em quarto duplo) e 240€ (em quarto single). Este valor inclui o guia no terreno, seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, duas noites de alojamento com pequeno almoço, dois passeios pedestres e um jantar.

Devido ao grau de dificuldade do evento, o limite mínimo de idade para participar é 14 anos. A inscrição é obrigatória e pode ser feita online. Para que este fim de semana aconteça, terão de estar inscritos pelo menos seis participantes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT