Ginásios e outdoor

Este simples acessório de massagens acaba com todas as dores (custa menos de 5€)

Não interessa se é desportista, é sempre importante libertar a tensão dos músculos para reduzir o impacto do treino.
Pode ser um ritual diário.

Muitas pessoas pensam que fazer musculação é apenas entrar no ginásio, tomar proteína e puxar ferro. Mentira, convém fazer alguns exercícios de flexibilidade e massagens diárias para prevenir lesões, recuperar de dores musculares e conseguir treinar nos dias seguintes. Os rolos de massagens que encontra facilmente em qualquer loja de desporto são essenciais para a saúde dos nossos músculos e articulações. 

Sendo desportista ou não, deve usar um acessório de massagens no final do dia para libertar todas as tenções acumuladas nos seus músculos — além de que ajuda a melhorar a postura. Isto é ainda mais importante para quem trabalha todo o dia sentado numa secretária. 

Os rolos de massagens “melhoram a circulação sanguínea, aumentam a flexibilidade e a amplitude de movimentos”, começa por explicar o personal trainer da FITTEJO, Jorge Vieira. Há quem defenda o seu uso durante os aquecimentos antes dos treinos, mas também pode ser usado em combinação com alongamentos dinâmicos para ajudar na diminuição da dor muscular.

Como é que isto acontece? Para um atleta que treina regularmente, por vezes criam-se desequilíbrios musculares — a que chamamos de nós — que são aderências ou contraturas. Segundo o personal trainer, estas aderências podem criar tensão e dor no músculo, o que o impede de funcionar corretamente. Por vezes, pode até levar à inflamação. “Os nós podem ser aliviados com o rolo, ao que chamamos de libertação miofascial”, explica Jorge.

Estes rolos podem ainda ajudar na prevenção e recuperação de lesões. “Podem ser usados para alongar músculos difíceis de alcançar, como o lado externo da perna [a banda iliotibial], que quando fica contraída pode criar lesões na área do joelho”, esclarece o personal trainer.

As pessoas que trabalham várias horas numa secretária, numa posição que não é benéfica para a parte superior das costas, podem usar os rolos para aliviar um dia de stress e má postura. “Uma massagem na parte posterior da nossa coxa pode ajudar ainda a aliviar a rigidez que por vezes pode ampliar lombalgias, a dor na zona lombar”.

Se procura um destes rolos de massagem, o El Corte Inglés tem o acessório ideal. Só custa 4,17€ e é bastante compacto para poder guardá-lo em casa ou no escritório sem ocupar muito espaço. 

Tudo com o peso do corpo.

Se quer saber como usar estes rolos, o personal trainer explica: “Devem ser usados de forma gradual. Iniciar a massagem menos profunda e depois ampliar à medida que for aguentando o desconforto.”

No início, pode até ser difícil de usar este acessório, porque vai sentir alguma dor e pressão, mas o objetivo é que o use todos os dias até se adaptar. Até porque existem rolos mais rijos do que outros. No início, o melhor será optar por uma modelo mais macio e ir mudando quando se sentir à vontade com o uso do rolo.

Atenção que os rolos nunca devem ser sinónimo de dor excessiva ou de ter uma dor prolongada após o uso. Por isso, é necessário ganhar tolerância e ajustar o exercício de acordo com a nossa necessidade.

Os rolos nunca devem ser usados para massajar o osso — isso causar inflamação. Também não deve usar em articulações porque pode provocar uma hiperextensão, especialmente naquelas que não têm suporte.

“O uso de rolo deve ser feito de um modo relaxado tentando não prender a respiração, pois isso irá dificultar a sua utilização”, conclui o personal trainer.

De seguida, carregue na galeria para descobrir outros produtos virais da Decathlon para o conforto do seu treino, que também estão à venda em Portugal. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT