A casta Arinto, uma das variedades de uva branca mais emblemáticas de Portugal, destaca-se na região de Bucelas, situada a 25 quilómetros de Lisboa. Com aromas frescos de lima, maçã e limão, produz um vinho especialmente reconhecido pela sua elevada acidez, cor citrina e notas florais e frutadas.
Desde 2010, esta vila no concelho de Loures é oficialmente designada como a Capital do Arinto, onde os vinhos apresentam um forte perfil mineral, resultado do microclima único da região, que combina manhãs húmidas e enevoadas com tardes ensolaradas.
Para celebrar esta casta, a freguesia de Bucelas organiza o Trail Capital do Arinto, que terá lugar a 27 de abril — e, no final, todos os participantes recebem uma garrafa de vinho.
O desafio, com ponto de encontro no Largo Espírito Santo, é composto por duas provas competitivas e uma caminhada. A partida do trail longo, com 30 quilómetros, está marcada para as 8h30. O trail curto, com 17 quilómetros, começa meia hora depois, às 9h00. Para os que preferem um ritmo mais calmo, a caminhada de dez quilómetros começa às 9h30.
Cada prova terá uma duração máxima de sete horas, conforme o regulamento estabelecido pela Associação Desportiva Trilhos do Costume e pela Junta de Freguesia de Bucelas.
Os participantes das provas competitivas (trail longo e curto) devem estar equipados com um dorsal visível, um telemóvel funcional, um apito, uma manta térmica e uma garrafa de água com, pelo menos, um litro.
As inscrições, que variam entre 16€ e 20€, podem ser realizadas online. O valor inclui um kit de participação, com um saco, um dorsal e um chip (apenas para as provas competitivas).