Ginásios e outdoor

O maravilhoso vale com lagos e cascatas a 30 minutos de Lisboa

O trilho é rodeado de zonas verdejantes e paisagens inesquecíveis. A NiT conta-lhe tudo.
São 11 quilómetros de percurso.

Para quem pensa que é preciso fazer viagens de duas ou três horas para visitar bosques e vales que parecem ter saído de uma fotografia ou pintura, aqui vai: isso não é verdade. A cerca de 30 minutos de Lisboa, por exemplo, há um incrível vale com lagos e cascatas.

O Vale da Ribeira da Cabrela, na zona de Sintra, é um local que vale mesmo a pena visitar. A Green Trekker, uma empresa organizadora de caminhadas, tem um percurso programado por lá. Está marcado para 20 de setembro, um domingo.

O ponto de encontro é no Largo da Cruz, junto do coreto de Montelavar, uma vila portuguesa e antiga freguesia do concelho de Sintra, às 10 horas. A partir dali, os participantes vão em direção ao vale. “As margens da ribeira estão cobertas com choupos carvalhos e outras árvores que dão um enquadramento magnífico à paisagem”, diz a organização, que tem o selo “Safe & Clean”.

Um dos locais de passagem.

O grupo segue ao longo da ribeira em direção à Cascata de Fervença, que é “impressionante e fotogénica”. Seguindo pelos trilhos, passa pelo Complexo de Arqueologia Industrial designado por “Buracas” de Armés, e pelas cascatas de Armés. A caminhada termina pelas 14h30.

No total, são percorridos 11 quilómetros em cerca de quatro horas e meia, num percurso considerado de nível de dificuldade moderado. Deve levar água (pelo menos 1,5 litros), roupa e calçado adequados, comida, bastões de caminhada e um kit de proteção individual (máscara e álcool gel).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Green Trekker. O preço por pessoa é de 10€ e inclui acompanhamento de um guia e os seguros necessários. O limite mínimo de idade para participar é de 14 anos.

Entretanto, carregue na galeria para conhecer cinco passadiços que vale a pena percorrer em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT