Ginásios e outdoor

Este trilho vai levá-lo a conhecer os segredos mais bem guardados do Gerês

Uma caminhada de autonomia pela Serra do Soajo e da Peneda, onde vai poder acampar à noite e acordar com algumas das melhores paisagens de Portugal.
acampar no meio da natureza

De 15 a 17 de outubro, vai poder explorar as Serras de Soajo e da Peneda, num percurso de pura montanha, com passagem por algumas das suas mais características aldeias, pastos e rios. Este trilho no Parque Nacional da Peneda-Gerês tem algumas das melhores e mais bonitas paisagens de Portugal. São três dias de caminhada, em que poderá ir mais carregado que o habitual, mas que compensa pela beleza do percurso e pelo espirito de equipa.

Esta é uma atividade da GreenTrekker e tem o custo de 130 euros por pessoa, que inclui guia no terreno, três dias de caminhada, seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil. Cada participante deve levar uma mochila de autonomia de 50 litros, tenda, saco cama, colchão, comida e água, roupa de chuva, bastões de caminhada, frontal, fato de banho e toalha. Para fazer a inscrição basta aceder ao site.

A atividade começa dentro do Parque Nacional Peneda Gerês, numa das suas povoações de montanha mais características. Daí irá subir para a branda de altitude de São Bento do Cando, onde as nevadas no inverno são frequentes, e com umas vistas fantásticas para as Serras Galegas e Gerês. De seguira passará pela Branda da Aveleira, rumo a um local paradisíaco perto das margens do Rio Vez, ainda jovem e cristalino, já fora do Parque Nacional. Poderá ainda avistar alguns animais característicos desta zona, como as Cachenas, os Garranos Selvagens e as raposas.

No segundo dia sairá das margens do Vez por entre os típicos caminhos medievais, e rodeado de montanhas, passando por uma lagoa paradisíaca, escondida dos olhos de todos. Os carvalhos e os típicos socalcos minhotos serão a sua companhia durante quase toda a viagem. Desce até à aldeia de Sistelo para rapidamente retomar os agrestes e menos percorridos caminhos destas montanhas.

No domingo, e último dia, sai de Vilela Seca rumo ao ponto inicial, num dia 100 por cento de Montanha. Menos vegetação e vistas mais amplas, mas com um ambiente de montanha sempre presente. Passará pela Branda de Gorbelas, já a mais de 1000 metros de altitude, esta é uma das brandas mais bonitas de todo o Parque Nacional. E ruma ao ponto de partida por um trilho secular.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT