Ginásios e outdoor

Estes exercícios com uma bola de futebol são perfeitos para tonificar pernas e glúteos

A NiT lançou um desafio ao PT Miguel Lázaro para um circuito de exercícios que nos vai manter em forma entre jogos do Europeu.
Pode fazer estes exercícios em casa.

São semanas de sonho para os fãs de futebol, culpa do Euro2020, que manteve o nome apesar de a pandemia ter obrigado a mudar de nome. É bom mote para estar entre amigos a ver jogos e a analisar cada detalhe das equipas e jogadores.

Não há, no entanto, desculpa, para passar um mês inteiro no sofá a ver jogos com as únicas gotas de suor a resultarem de jogos do Europeu mais tensos. Na verdade, entre partidas há boas oportunidades para nos mantermos bem ativos (e até aliviar alguma tensão dos tais jogos mais animados).

A pensar nisto, a NiT conta com uma lista de exercícios específicos para trabalhar pernas e glúteos. Trata-se de um circuito de cinco exercícios com um toque especial, adequado aos tempos: dão todos para fazer com um bola de futebol.

A rotina foi criada por Miguel Lázaro, PT da Fittejo, e perfeita para tonificar glúteos e pernas. E não pense que o que aí vem é um desafio à Cristiano Ronaldo, em que precisar de dar toques na bola como se fosse um campeão. Nada disso.

Na verdade, não precisar de ter dado um qualquer pontapé numa bola desde que Portugal foi campeão Europeu para os conseguir fazer. E se até é fã de outros desportos coletivos, está com sorte. Pode usar uma bola de andebol, voleibol ou de outro desporto, que vai ter resultados.

A rotina inclui trabalhos de agachamentos, pontes, curls, sempre com o apoio da bola. É o único acessório obrigatório. No máximo poderá usar um tapete para se apoiar no chão em alguns destes exercícios. A bola aqui tanto pode ser uma referência para estabilidade como obrigar a um esforço extra em termos de equilíbrio.

Abordando esta rotina em modo treino, o PT sugere pensar nestes cinco exercícios em 12 repetições cada, de três séries. Dá para fazer antes ou depois do jogo. Já agora, os fãs de estatísticas e desafios têm uma proposta curiosa da Fittejo em tempos de Euro2020.

Em cada jogo da seleção, é só fazer contas à estatísticas da equipa portuguesa e deixar ao critério da equipa de Fernando Santos como vai treinar. O total de passes, por exemplo, equivale a saltos à corda, o de cantos corresponde ao de agachamentos. Já cada golo é sinónimo de burpees.

Para as contas que interessa para este exercício, o melhor mesmo é carregar na galeria e descobrir a rotina pensada pelo PT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT