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Estes exercícios trabalham os abdominais mas são todos em pé (e sem equipamento)

O core abdominal é parte essencial para garantir estabilidade. Siga o treino sugerido pela NiT e vai logo sentir as diferenças.
Pode experimentar em casa.

Os abdominais fazem-se deitado. Parece coisa óbvia mas o bom da máquina que é o nosso corpo é que podemos ser criativos na abordagem. O que quer dizer que não é preciso ser restritivo nas ideias. Neste caso, o que queremos destacar é que é possível fazer exercícios inteiramente de pé, em que vai trabalhar também a parte abdominal. Não acredita? Passamos a explicar.

Armindo Maria 52 anos é PT e técnico de fisioterapia ligado ao grupo Fittejo. O instrutor preparou para a NiT uma rotina de treino com sete exercícios que pode facilmente experimentar em casa. Não precisa de muito espaço, de equipamento ou sequer de se deitar. E sim, os músculos da barriga vão agradecer.

Para o PT não há dúvida de que “deitados temos acesso a mais opções” para trabalhar a parte abdominal. Na verdade, em vários casos, estes exercícios abdominais em pé são variações funcionais de abdominais que podemos fazer deitados. Podem ser uma opção de conforto, só para variar, mas também podem responder a algum constrangimento.

Se sentir dor no movimento, por exemplo, “convém optar por mais estabilidade e para isso serão abdominais deitados” a melhor opção. Em pé, no entanto, “temos a sorte de trabalhar mais”.

Além dos abdominais, que vão ser ponto fulcral, o equilíbrio e a coordenação vão beneficiar do esforço conjunto de mais cadeias musculares. É assim que se garante a estabilidade e eficácia que se quer neste treino funcional.

O que é mais indicado para mim?

Quando não tem nenhum constrangimento, pode optar por qualquer opção (em pé ou deitado) ou mesmo ambas. Mas em certas situações será melhor ver caso a caso o que é mais indicado.

“Para quem tem patologias, é relativo qual é melhor”, explica o PT. “No chão tens mais estabilização, em pé acabas por ter que trabalhar mais a coordenação e essa mesma estabilização”.

Em caso de dúvida o ideal é procurar sempre a opinião de um profissional. Se no entretanto quiser já ir adiantando o treino, carregue na galeria e descubra esta rotina com sete sugestões de exercícios que pode fazer em pé e que trabalham os músculos abdominais.

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