Ginásios e outdoor

Estes hábitos de treino que adotou na quarentena prejudicam a sua saúde

Treinar em casa traz inúmeros benefícios para a saúde mas é necessária alguma precaução — e regras.
Há regras que deve cumprir se quer treinar em casa.

Com o início da pandemia, foram muitos os desportistas que decidiram trocar as salas de musculação pelas divisões de casa — e nem todos retomaram os treinos nos ginásio no final do confinamento. É certo que treinar num espaço que está sempre disponível é muito conveniente, mas traz também um risco importante: o aparecimento de lesões.

“A falta de tempo, os horários das aulas no ginásio que não são compatíveis com os nossos horários, o trânsito, são algumas das inúmeras vantagens de praticar exercício físico em casa”, admite o personal trainer Tiago Reis da Silva à NiT. Se há coisa que o confinamento mostrou é que é possível continuar a treinar a partir de casa. Não é preciso ter uma sala gigante ou equipamento muito avançado para se manter em boa forma. O que não quer dizer que não convenha ter alguma ajuda. 

As lesões podem aparecer sem dar por isso, principalmente, porque devido ao distanciamento social, perdemos a proximidade aos instrutores que nos costumam acompanhar no ginásio. Isso pode ter contribuído para a adoção de hábitos de treino que não são saudáveis para o nosso corpo. “Deve ter atenção a estes alertas que traduzem erros comuns que muitas pessoas cometem e que deve evitar para garantir que não se lesiona”, alerta o personal trainer.

A boa notícia é que se ainda não aderiu benefícios do treino que pode fazer em pouco tempo e com pouco espaço em casa, nunca é tarde para começar. O importante mesmo é querer manter a boa forma. E não, não é só o corpo que agradece. Também a mente vai apreciar uma saudável distração nestes tempos em que estamos mais por casa.

Mas claro que há algumas regras de que deve seguir, quer treine em casa ou na rua. E também existem hábitos que provavelmente adotou e que podem estar a prejudicar a sua saúde — exatamente o oposto do pretendido. Carregue na galeria e descubra os erros que poderá estar a cometer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT