Ginásios e outdoor

7 truques para acabar de vez com a gordurinha da barriga

A pandemia deu cabo do nosso peso, mas há formas simples e eficazes para recuperar o corpo tonificado a tempo do verão.
Mais um truque para perder peso.

Vamos começar por dizer uma coisa: é perfeitamente normal que se sinta mais inchada e que tenha mais gordura abdominal. Afinal, vivemos tempos de pandemia, confinámos, interrompemos as idas ao ginásio e consolámos o espírito com bons e muitos pratos de comida. Agora? Está na altura de recuperar a forma física habitual.

As flutuações de peso devem-se, principalmente, ao stress. Segundo o American Institute of Stress, há uma relação direta entre o pico de cortisol, a hormona do stress e o aumento do peso, principalmente da zona abdominal. A preocupação com a acumulação de gordura nesta zona não é apenas estética, um vez que a gordura na barriga aumenta o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e até cancro colorretal. 

“À medida que vamos envelhecendo, as dietas e exercício físico podem demorar mais tempo a surtir efeito e as pessoas demoram mais tempo até obterem os resultados que querem”, explica à NiT o personal trainer Tiago Reis Silva. Isto acontece por causa da diminuição do metabolismo basal, ou seja, a quantidade de energia que o corpo gasta para realizar as funções básicas diárias.

Não há uma data fixa para esta diminuição acontecer, mas pode começar por volta dos 30 anos, acabando por ser mais acentuado nas mulheres a partir dos 40 anos. “Mas depende de pessoa para pessoa, quanto mais ativa, mais acelerado é o metabolismo”, afirma.

Muita gente pensa que consegue perder perímetro abdominal apenas com recurso a treinos de músculos localizados. No entanto, o personal trainer explica que há um conjunto de fatores que ajudam a perder massa gorda em todo o corpo. “Quando emagrecemos, notamos logo na cara e não há exercícios para exercitar a cara. Quando treinamos demasiado uma determinada zona, fortalecemos essa zona. Ou seja, é extremamente complicado perder gordura localizada”, diz Tiago Reis Silva.

É difícil perder massa gorda há medida que vamos envelhecendo mas, segundo o PT, o truque é acelerar o metabolismo: “Podemos consegui-lo fazendo treinos de alta intensidade, treinos de musculação, cross fit e até treinos funcionais.”

Carregue na galeria para descobrir outros sete truques para conseguir reduzir a gordurinha na barriga que teima em não desaparecer. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT