Ginásios e outdoor

Fazer exercício de manhã queima mais calorias?

Há quem diga que sim e quem ache que depende do tipo de treino. A NiT vai contar-lhe toda a verdade.

Até fica com mais paciência para aturar o chefe no trabalho.

O despertador marca seis da manhã. E há, pelo menos, um grupo de pessoas que em menos de dois segundos já está de pé sem ter de recorrer ao maléfico snooze, que só serve para nos iludir. Cinco minutos depois já estão de pequeno-almoço tomado, equipamento vestido, ténis calçados e prontos para ir treinar. Há quem diga que estas pessoas conseguem queimar mais calorias do que aquelas que treinam à tarde ou à noite. Será mesmo verdade?

“O treino matinal faz acelerar o organismo logo no início do dia, fazendo com que fiquemos mais despertos para as atividades diárias. Algumas investigações indicam que de facto quem pratica exercício de manhã pode queimar até 20 por cento mais de calorias que a outra hora do dia“, diz à NiT Isadora Tacoen, PT no Holmes Place.

Além disso, é provável que a recuperação do organismo também seja melhor, uma vez que ainda se tem várias refeições pela frente.

Existem mais benefícios ao treinar de manhã?

Segundo a especialista, também provoca a sensação de bem-estar e ainda melhora o humor, devido à libertação de endorfina. Consequentemente, melhora o rendimento e disposição no trabalho. No fundo, é um bom despertador natural.

Outra as vantagens de treinar a esta hora do dia é que “permite queimar mais eficazmente as calorias ingeridas nas refeições”. Se treinar sempre à mesma hora todas as manhãs, vai ter sempre estes resultados.

Mas é preciso ter cuidado: como o corpo esteve muito tempo parado, enquanto dormia, é importante não começar logo com exercícios e movimentos explosivos — o corpo tem de receber um aquecimento mais prolongado e progressivo.

Qualquer pessoa deve optar por treinar nesta altura do dia?

“Para quem treina com objetivos específicos de aumento de massa muscular ou performance desportiva, deve ter em conta que os níveis de força são menores de manhã e, gradualmente, aumentam no decorrer do dia até o começo da noite”, explica à NiT a PT.

Isto acontece porque ao final do dia os níveis de cortisol estão mais baixos, ao contrário da manhã, apesar de a produção de testosterona pela atividade física ser ligeiramente mais alta de manhã. Isto quer dizer que o ganho de massa muscular é um pouco maior à tarde do que de manhã. Se o objetivo for a perda de peso, treinar de manhã pode ser muito mais benéfico, já que é possível queimar mais calorias.

Contudo, de acordo com Isadora Tacoen, o corpo humano é uma máquina que se adapta a rotinas. Por isso, o acaba por trabalhar de igual forma quando treinamos sempre no mesmo horário, seja ele de manhã, de tarde ou de noite.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT