Ginásios e outdoor

Fernanda Serrano revela o segredo da sua forma escultural aos 48 anos

A atriz explica à NiT como a luta contra o cancro influenciou as suas rotinas de treino e alimentação. Hoje, é um exemplo.
Ninguém fica indiferente.

Depois de ter travado uma duríssima batalha contra o cancro da mama, em 2008, Fernanda Serrano compreende bem a importância de manter um estilo de vida saudável. É precisamente por esse motivo, que apesar de não gostar nada de treinar, como conta à NiT, a atriz tenta manter uma rotina regular de exercícios e uma alimentação saudável e nutritiva.

Quando tinha 34 anos, atriz descobriu que tinha um caroço no peito poucas horas depois de ter sido mãe de Laura, a segunda filha. “Ela nasceu a 18 de dezembro de 2007 e eu fui diagnosticada dois meses depois. As suspeitas vinham de trás, acho que coincidiu com a altura do parto, que é uma fase complicada, há muita coisa a acontecer ao mesmo tempo, sobretudo nesta parte do nosso corpo”, disse na altura à revista “Caras”. Fernanda Serrano foi submetida a uma cirurgia para remover o tumor e a tratamentos de quimioterapia para erradicar a doença ao longo do ano seguinte.

Mais tarde, apenas três meses após terminar os tratamentos na Clínica de Santo António, na Amadora, Fernanda Serrano ficou grávida pela terceira vez no final de 2008: “Foi a decisão mais difícil que tive de tomar na vida, mas ainda bem que foi a certa porque hoje tenho comigo a Maria Luísa”, lembrou na mesma entrevista, revelando que essa gravidez não tinha sido planeada. Com uma gestação de risco, a atriz foi aconselhada a parar e a ficar em repouso. Depois de toda esta fase mais conturbada, mas com um final feliz, a atriz voltou ao que mais gosta de fazer: representar e trabalhar.

“Sempre tive um corpo de que gosto”

Apesar de ter ficado famosa em Portugal graças ao seu trabalho de atriz em novelas, não foi esse o seu ponto de partida. Aos 15 anos, começou a carreira de modelo, que mantém. Hoje em dia continua a ser um dos membros mais antigos da agência Elite Models.

Ambas as profissões são conhecidas pela exigência, sobretudo com o aspeto físico. No entanto, Fernanda Serrano revela à NiT: “Isso nunca foi uma preocupação, pois sempre tive um corpo que gosto, mesmo depois de quatro filhos”.

Contudo, confessa que não gosta de treinar, por isso, parte do seu segredo, está no facto de ter uma vida hiper ativa. “Não paro nunca. Ando sempre numa roda-viva. Trabalho, novelas, empresa, quatro filhos e projetos sempre na cabeça. Precisava de mais seis horas por dia, por favor”, brinca.

Apesar de não se preocupar com as formas do seu corpo, como assume, tem super cuidado com a alimentação: “Como de forma equilibrada. Como de tudo, exceto doces e fritos porque não gosto. Gosto de boa carne, amo peixe, vegetais e muita fruta.” E revela ainda um pormenor da família, que lhe parece seguir os passos: “As caixas de fruta esvaziam-se em poucas horas lá em casa”.

Em paralelo com esta dieta equilibrada, a atriz ainda toma magnésio, clorela e spirulina: “Antioxidantes, vitaminas, nutrientes, tudo o que melhore o meu sistema imunitário. Uso tudo em meu benefício”.

Os três suplementos de que não prescinde têm benefícios variados para o organismo. O magnésio tem um papel essencial em mais de 300 reações bioquímicas do nosso corpo e desempenha um papel importante nos músculos, nervos e na função imunológica. Por isso, o seu consumo impede arritmias, dá força aos ossos e regula os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Consequentemente, previne cãibras e fadiga muscular, além de evitar lesões musculares e recuperar a musculatura após o treino, pelo que é recomendado a todo o tipo de atletas.

Por sua vez, a clorela é uma alga que se consome em pó e que é rica em antioxidantes. O consumo regular pode proteger o organismo contra as radiações ultravioletas. Já a famosa spirulina é conhecida pelos seu poderes anti-inflamatórios, anti-alérgicos, desintoxicantes e antibacterianos. Além disso, melhora o desempenho físico e tem um papel importante no cérebro e no efeito no sistema imunitário.

Apesar destes cuidados, tal como muitos homens e mulheres, Fernanda Serrano desleixou-se durante os vários confinamentos. E o corpo refletiu isso mesmo. “Pés com joanetes, sem verniz, e mais oito quilos! Não quero! Vou trabalhar para inverter isto”, partilhou, sem pudores em março de 2021, nos stories do Instagram. Na altura, já quase com 67 quilos, a atriz de “Viva a Vida” (2019), “Também há finais felizes” (2013) e “Gosto de Ti” (2012)  voltou aos treinos e a comer de forma mais saudável.

“Treino porque faz bem à saúde”

Fernanda Serrano namora com o PT Ricardo Pereira, o que tem sido um incentivo extra para treinar no ginásio. “Agora, estou muito focada em começar a treinar com o Ricardo. Preciso de me mexer, por questões de bem-estar físico e de saúde. Não há como fugir. O tempo investido, versus benefícios. É uma tolice não apostar nisto”, assegura.

Em relação ao tipo de exercícios de que mais gosta, a atriz confessa que é fã de aulas de grupo, sobretudo de bodybalance. No entanto: “Como agora tenho o melhor PT do mundo comigo, não posso deixar de treinar com ele”.

Tal como muitas portuguesas, Fernanda Serrano tem o horário de treino perfeitamente definido: “Acho que preferirei sempre a manhã. Fresca. De manhã é que se começa o dia”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT