Ginásios e outdoor

Fomos descobrir o novo oásis no centro de Lisboa para relaxar e praticar ioga

Chama-se Yoga Room, fica na zona das Avenidas Novas e pretende ser uma experiência bem diferente, com novos conceitos.
O Yoga Room está aberto até às 21 horas.

Não deixa de ser curioso como uma prática com milhares de anos — o ioga — continua a acumular novos adeptos. A prova disso é que surgem cada vez mais espaços dedicados a esta modalidade milenar. O mais recente fica bem no centro de Lisboa, numa das zonas mais movimentadas da capital, entre o Saldanha e São Sebastião e abriu no passado dia 24 de abril. 

Chama-se Yoga Room e quem lá entra não fica indiferente à atmosfera tranquila e zen com que o espaço nos brinda. Inclui duas salas amplas, uma copa onde se podem fazer refeições ligeiras ou desfrutar de um chá, balneários bem equipados e um lounge pensado para descansar entre as aulas e trocar dois dedos de conversa.

O conceito já existe em várias capitais europeias e é um sucesso entre os apaixonados pela modalidade. O fundador Pierre Rousseaux, contou à NiT que parte deste êxito se deve aos locais escolhidos, aos professores e à comunidade que criam: “procuramos sempre ter estúdios onde as pessoas se sintam inspiradas e como em casa. Daí a preocupação com o design, com a luz natural e a existência de uma área lounge onde as pessoas podem conviver e relaxar”. 

Sónia de Moura é responsável pelo novo estúdio em Lisboa e explica à NiT que foi pensado para ter uma experiência diferenciadora dos restantes da cidade. “Estamos abertos todos os dias da semana, desde as sete às 21 horas, com uma oferta diversificada de aulas de ioga: Asthanga, Jivamukti, Morning Ioga, Vinyasa, Hot Yoga, Candlelight yoga, Pranayama, Acro yoga, Aerial yoga, entre outros”. Além disso, “existem vários níveis de cada aula, porque todos podem praticar a modalidade, mas cada um tem as suas preferências e desenvolve skills ao seu ritmo”, acrescenta.

Para quem está à descoberta deste mundo, a experiência pode ser complexa. Mas desengane-se quem pensa que sóouvir palavras novas e quase impronunciáveis e poses que parecem impossíveis de fazer para quem tem pouca elasticidade. Para Sónia e Pierre a importância está na relação com comunidade e a conexão que se cria com o próprio e com os outros. 

A lusodescendente conta que viveu durante muitos anos em Bruxelas e foi aqui que se apaixonou pelo Yoga Room, a cidade onde nasceu este conceito. Quando se mudou para Lisboa com a família sentiu falta de um espaço que lhe desse a flexibilidade de praticar a modalidade todos os dias de semana, a qualquer hora. 

Da respiração à relação com o corpo, do relaxamento à meditação, passando pela mudança de alguns hábitos de vida, há muito que podemos aprender com o ioga. Foi com base nesta premissa que Sónia desafiou Pierre Rousseaux a abrir um Yoga Room agora em Lisboa. Um espaço completamente dedicado à modalidade, com professores especialistas em diferentes áreas do ioga, que chegaram de diferentes locais do mundo para virem lecionar em Lisboa. Porém, um dos aspetos que mais se destaca é a ampla sala pensada para a prática de hot ioga.

É um estilo mais intenso e mais exigente fisicamente que o ioga tradicional, desafiando os praticantes com variantes de asanas que trabalham certos grupos musculares. É feito numa sala aquecida a uma temperatura entre 38 a 40º C, com uma taxa de humidade relativa do ar acima dos 40 por cento.

Os alunos não precisam de levar tapetes, apenas roupa confortável. Todo o material necessário é disponibilizado pelo estúdio. A instrutora explica que “está tudo preparado para que a qualquer momento do dia, possam vir fazer uma aula, tomar um duche e voltar ao trabalho”.

Quem quiser experimentar basta descarregar a app e escolher uma aula avulso que tem o custo de 18€, ou um dos vários passes disponíveis. Estes são ilimitados, os preços começam nos 65€ e dão livre acesso a todas as aulas. 

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor o espaço do Yoga Room, as suas salas e áreas de lazer.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Doutor Antonio Candido, 15B

    1050-115 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 7h às 21h
TIPO
Ginásio

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT