Ginásios e outdoor

Gelados e madrugadas: o treino lunático do filho de Arnold Schwarzenegger

Treina às 5 horas da manhã durante cinco dias por semana e come gelados antes de dormir. A NiT conta-lhe tudo sobre a rotina de treinos de Patrick.
O resultado está à vista de todos.

Se lhe dissermos que o apelido é o único peso que o ator e modelo Patrick Schwarzenegger carrega aos ombros diariamente é provável que não estejamos a dizer a verdade. Até porque mais do que transportar consigo um dos sobrenomes mais famosos do fitness, Patrick já está há uns bons anos por dentro do universo da boa forma física. Que o diga quem viu o ator como um dos protagonistas na comédia dramática de Amy Poehler, “Moxie”, que estreou em março, na Netflix.

Entre a sua página do Instagram e algumas entrevistas, o ator de 27 anos tem revelado os seus maiores segredos que provam que a genética do pai, Arnold Schwarzenegger, só contribui até um certo ponto. Uma das mais recentes revelações aconteceu em maio, quando Patrick mostrou a sua excelente forma com duas imagens que mostram a transformação do corpo do modelo após um período de 50 dias de regimes duros e intensos de treinos. 

O ator escreveu na descrição do post “50 days 5am” (50 dias às 5 horas da manhã). Tudo indica que, a madrugar durante cerca de dois meses, Patrick Schwarzenegger conseguiu entrar naquela que considera a melhor forma da sua vida. “Tanto física como mentalmente”, esclarece. O ator revelou ainda que ganhou 22 quilos e reduziu a percentagem de gordura corporal de 13 por cento para 8 por cento.

Embora não haja muita pesquisa científica que comprove que a hora do dia em que se treina afeta os exercícios e os consecutivos resultados, foram levados a cabo dois pequenos estudos que sugerem qualquer coisa positiva nesse sentido. Um deles foi conduzido pela Brigham Young University, nos Estados Unidos, e sugere que os treinos matinais influenciam a produtividade (que é maior) ao longo do dia. Já outra investigação da Appalachian State University, no mesmo país, descobriu que os treinos matinais levam a uma melhor qualidade do sono.

Em termos de efeitos na saúde física e mental do ator norte-americano a coisa parece verificar-se. Na mesma publicação, Patrick fez questão de dizer aos seus cerca de 1,4 milhões de seguidores que “alguns dos resultados foram espantosos”.

“Encontrámos um sentido de propósito. Aumento de energia. Melhores hábitos de sono. Alguns Perderam 15-30 libras (cerca de 6 a 14 quilos). As pessoas comeram melhor ao longo do dia. Mais produtivo no trabalho. Encontraram tempo para atividades extra. Tão inspirador.”

Numa entrevista à GQ, o filho de Schwarzenegger revelou exatamente o que está a fazer para continuar saudável e em forma durante este ano. Além de sabermos que começa todas as madrugadas dos dias de semana a suar, a estrela de “Moxie” mudou radicalmente a sua rotina de treinos.

Por exemplo, os treinos de Schwarzenegger são muito baseados em pesos que, de mês a mês, são adaptados e criam novas rotinas de workout. Isto tem de ser gradual devido a uma lesão que Patrick teve há alguns anos no ombro.

“É um monte de pesos livres em certos ângulos para ajudar a tirar a pressão do meu ombro para aumentar a carga de peso. Faço-o durante cerca de uma hora e quinze. Isso inclui um aquecimento de 10-15 minutos, fazendo alguns movimentos corporais e trabalho de banda e aquecendo o meu ombro para não me magoar”, explica Schwarzenegger.

Por outro lado, o ator espera este ano atingir a meta de ganhar mais cerca de 12,3 quilos. Para isso, o seu esforço vai no sentido de manter o cardio no mínimo. “Vou dar um passeio de bicicleta, tipo, uma vez por semana”, diz a estrela. Mas não se fica por aí.

Nesta luta pela boa forma, Patrick Schwarzenegger juntou todos os esforços para cumprir um plano de dieta rigoroso, mas que foi imprescindível nesta luta para permanecer fit e saudável. Num vídeo realizado para a revistas “Men’s Health” , Schwarzenegger abriu as portas da sua casa e do seu frigorífico para revelar todos os segredos, mas agora da alimentação.

Segundo o que relata, Patrick dá os boas-vindas ao seu dia com proteínas. Embora não tome um pequeno-almoço completo antes das 10 horas, faz questão de beber um sumo de beterraba e tenta comer qualquer coisa para lhe dar energia, como amêndoas ou uma barra de proteína, antes do treino. Tudo isto e, claro, “um pouco de cafeína”.

Inicialmente, o ator tinha o hábito de treinar em jejum, mas agora deixou-se disso porque acredita que comer antes do treino pode mesmo ajudá-lo no desempenho e depois nos resultados finais. 

Schwarzenegger mantém uma ingestão alta de calorias com dois a três smoothies por dia. O maior e mais completo consome por volta das 7h30: leva manteiga de amendoim e banana, às vezes aveia, sementes de chia, sementes de linho, proteína de caldo de osso, proteína de soro de leite e proteína vegetal misturada.

Por outro lado, para manter constantemente o seu metabolismo acelerado lancha com frequência. Por exemplo, duas horas antes de jantar come carne seca ou um iogurte. E mesmo antes de adormecer divide-se entre um shake de proteína ou um gelado.

A disciplina, contudo, termina assim que o fim de semana está à porta. É quase uma espécie de vale tudo nos dias de descanso. “Normalmente faço panquecas de banana, gelados praticamente todas as noites e simplesmente como o que quiser”, incluindo hambúrgueres, batatas fritas, e filetes de frango, explica Patrick noutra entrevista.

Com tudo isto até parece que os holofotes só caem sobre Patrick Schwarzenegger graças ao seu lado fit, mas não. Como a NiT já lhe tinha explicado, do outro lado da sua vida dedica-se por agora a uma carreira no cinema.

O próximo filme até tem estreia marcada para esta quinta-feira, 12 de agosto, nos cinemas portugueses. Patrick vai ser um dos protagonistas, juntamente com Michael Shannon e Lesley Anne Warren. Chama-se “Geração Esquecida”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT