Ginásios e outdoor

GymTok: o grupo online que revela os maiores segredos do mundo fit

Sofia Ferreira faz parte desta comunidade online e explicou à NiT o que por lá se passa e como podemos ter acesso aos conteúdos.
Sofia tem 23 anos e é um a Gymtoker.

Lembra-se daqueles dias em que fazia um scroll no feed do Instagram para encontrar motivação para treinar? Bem, podem estar perto do fim. A maior parte dos criadores de conteúdos de fitness estão a migrar para o TikTok, onde até já existe uma nova comunidade dedicada a ao mundo fit.

Sofia Ferreira faz parte deste grupo. A gestora de redes sociais de 23 anos nunca gostou de fazer exercício físico. Quando era miúda praticou ginástica artística, mas acabou por abandonar a modalidade. Aos 16 anos tentou dar uma nova oportunidade ao exercício físico e começou a fazer Pilates em casa acompanhando vídeos que encontrava no YouTube. Mais tarde, acabou por reconhecer que passava imenso tempo nas redes sociais a ver pessoas a treinarem em ginásios. Decidiu experimentar-se e inscreveu-num. Já lá vão três anos e meio e Sofia não podia estar mais contente. Tornou-se uma atleta consistente e apaixonou-se a sério pelo exercício físico.

A par dos treinos, Sofia começou a perceber que a alimentação era também muito importante para si. Consciencializada com o impacto do consumo animal tornou-se, numa primeira instância, vegetariana. Mais tarde acabou mesmo por retirar todos os produtos de origem animal, assumindo-se como vegan. Mas não foi fácil. “Houve um tempo em que só comia massa com legumes, o que era insuportável. Mas não sabia que outras receitas, sobretudo proteicas, podia fazer”. Para mudar isso resolver pesquisar e informar-se sobre nutrição. Começou a cozinhar com cada vez com mais vontade, passando até a criar as suas próprias receitas que agora partilha nas redes sociais.

Do Instagram para o TikTok

Contudo, dar o passo de tornar pública a sua rotina não surgiu de um dia para o outro, nem tinha confiança alguma de que fosse resultar. “Tinha sempre vergonha, sobretudo no Instagram, de mostrar o que fazia porque achava que não ia acrescentar nada. O TikTok veio mudar isso”, recorda.

Encorajada por uma amiga que fez o mesmo, Sofia criou uma conta na rede social da moda e, apesar de achar que ia desistir no primeiro dia, não o fez. Continuou a partilhar os treinos e as receitas. Começou a perceber que estava a ajudar algumas pessoas e a motivá-las. Isso fê-la continuar e atualmente conta com mais de 16 mil seguidores e mais de 520 mil gostos nesta rede.

Atualmente Sofia faz parte da comunidade de “gym tokers” de Portugal. A fit girl explica-nos que isto é um conjunto de atletas, profissionais ou amadores, que gostam de partilhar os seus treinos para inspirar e ajudar os outros. “Existem pessoas mais dedicadas ao bodybuilding, outros mais à alimentação saudável, e outros que fazem apenas treinos normais”.

As dicas sobre exercícios e marmitas não faltam, nem mesmo as inspirações para os looks. “Existem conteúdos para todos os gostos e idades”. Sofia gosta de partilhar os treinos que faz durante a semana, algumas receitas vegan e resumos “what I eat in a day”, ou em português, “o que como num dia”.

Para Sofia, o Tiktok é a rede do momento e a tendência é que continue a crescer. Para a jovem “é melhor que o Instagram, porque conteúdo é muito mais orgânico e real”. Considera que os vídeos super rápidos são mais educativos, sem deixarem de ser entretenimento. “Isto faz com que a procura aumente a cada dia”, assegura.

O que começou como uma diversão, tornou-se um objetivo de vida. “Estou a formar-me como personal trainer e o meu principal objetivo é continuar a ajudar pessoas não só nas redes, como nos ginásios”. E como criadora de conteúdos, o projeto também tem dado frutos. “Sou embaixadora da Prozis e assinei também há dias um contrato com uma marca de roupa portuguesa de fitness”, revela à NiT. Este retorno motiva-a a continuar, mas não o faz só por isso. “Adoro o contacto que tenho com as pessoas e acredito que se mais pessoas recriarem as minhas receitas e procurarem outras receitas vegan, mais opções vão surgir e mais fácil será para todos”.

Tal como Sofia, qualquer um pode fazer parte da comunidade. “Basta criar uma conta e utilizar a tag #gymtokpt, para o algoritmo comece a mostrar os vídeos às pessoas interessadas por estes temas. Depois é só produzir os conteúdos — a parte mais difícil.” Se apenas procura inspiração e quer descobrir novos influencers de fitness só precisa de criar uma conta e seguir a hastag.

@itssofiaferreira

Avaliando o Fitness Hut 👀 é o meu ginásio principal mas só porque não há mais nada de jeito na área 💀 no entanto também não é péssimo, só não é o melhor para quem se quer focar só em musculação #gymtokportugal #ginasioportugal #portugalfitnessmotivation #fitnessportugal🇵🇹🇵🇹🇵🇹 #fitnesshut💪🏻 #fitnesshutcascais

♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT