Ginásios e outdoor

Há um novo treino online de baixo impacto em que faz tudo ao som dos ABBA

Não é bem caminhada, não é bem dança, mas promete ser uma forma bem disposta de se mexer — ao som de alguns clássicos.
Dá para toda a gente.

Quase 40 anos depois, os ABBA estão de volta aos discos e continuam com um talento especial para a pop. Afinal de contas, mesmo longe dos palcos e estúdio, nunca deixaram de estar nos tops. O quarteto sueco ficou para a história da Eurovisão mas foi muito além disso: são um daqueles fenómenos raros musicais, que atravessa gerações e continua e servir de inspiração, basta pensar no monumental sucesso que foi “Mamma Mia”.

Com os ABBA, uma coisa é certa: não é preciso ter o ouvido mais atento para saber de cor alguns dos maiores sucessos da banda. Com batidas simples e sempre animadas, não é acaso algum que possam dar também o ritmo na hora de treinar.

É mesmo isso que encontramos numa proposta australiana, a cargo da página YanaFit. Com pouco mais de 12 minutos de duração, é o tipo de treino que dá para arrumar num qualquer cantinho do dia. E se gosta de ABBA vai ter esse lado de motivação extra.

Uma das vantagens deste treino é que é de baixo impacto. Não vai ter que fazer agachamentos, ou sequer deitar-se para exercícios no solo. Nada disso. Faz-se tudo em pé, ao ritmo de caminhada acelerada, acompanhando o compasso.

As escolhas musicais foram pensadas em função de ritmo, o que , tratando-se dos Abba, está longe de ser sinal de que não conhece as músicas. Abrimos com “Lay all your love on me”, seguimos por esse super clássico que foi “Gimme! Gimme! Gimme!”, antes de terminar ao som de “Summer Night City”. Carregue no play e tenha um bom treino.

Este treino de baixo impacto acompanha uma tendência que tem conquistado adeptos pela sua simplicidade. É o tipo de treino que qualquer pessoa pode experimentar sem grandes preocupações e com a pandemia foi uma solução para muita gente.

Esta tendência que parece ter vindo para ficar é o indoor walking (caminhar dentro de casa, numa tradução livre). A ideia passa por transportar os benefícios de queimar calorias da marcha mas tudo centrado num mesmo espaço.

A ideia em teoria até poderia parecer aborrecida a alguns mas a verdade é que é possível ser criativo, como mostra este vídeo em particular ao som dos ABBA. Como em muitos outros exercícios, aqui trabalha-se entre intervalos de treino mais intenso e de repouso, sendo que na fase de repouso pode simplesmente abrandar o exercício, até voltar a subir de intensidade. O importante é que o tempo em pé seja aproveitado — em movimento, claro.

O treino que aqui sugerimos é super acessível e se procura mais opções, também temos sugestões de treino para lhe dar em que vai poder trabalhar de pé. É possível os abdominais de diferentes maneiras, e isso inclui exercícios feitos em pé.

No chão até há maior estabilidade mas uma dor ou desconforto ou mesmo por uma questão de comodidade pode sempre optar por treinar de pé, que o mais importante é continuar ativo. Carregue na galeria e fique com as sugestões de Armindo Maria, de 52 anos, PT e técnico de fisioterapia ligado ao grupo Fittejo

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