Ginásios e outdoor

Ilusão Vs. realidade: o mesmo corpo pode dar duas fotografias totalmente diferentes

Gabrielle Caunesil Pozzoli é mais uma das influencers que denunciaram os truques das fotografias de Instagram.
Diferenças chocantes.

O Instagram encontra-se repleto de paisagens bonitas, fotografias do pôr do sol, brindes com os amigos e corpos a treinar ou na praia. Normalmente publicadas por influencers e instagrammers, as fotografias são sempre lindas e com o tal “corpo perfeito”, demasiado difícil de atingir pela maioria das mulheres.

Porém, enquanto existe quem busca constantemente a perfeição, pensando na luz, no outfit na pose e em todos os pormenores envolventes, há quem queira combater estes estigmas, afirmando que contribuem para a baixa auto estima das seguidoras. Além disso, acreditam que se deve revelar a verdade porque, afinal, não passam de truques.

View this post on Instagram

Both beautiful, both me 💙 friendly reminder that it’s all about perspectives, angles. How you see others, yourself. Getting under the scan of over a million persons everyday can be difficult, especially when it comes to hate but I feel strong enough today to share with you who I am, my ups, my downs, just being a « perfect » IMPERFECT human being. As my father always says, perfection is boring and it doesn’t exist. I love and accept my body in all angles, in its own journey, i am grateful for it. I embrace the good and bad days. Happy Wednesday, love to all of you. Thanks to all the beautiful ladies bringing awareness everyday and that inspired me to share this today. @namastehannah 💘

A post shared by Gabrielle Caunesil Pozzoli (@gabriellecaunesil) on

Gabrielle Caunesil Pozzoli é uma influencer francesa de 27 anos que também é modelo e jornalista de moda. 5 de agosto ficou marcado pelo dia em que partilhou uma fotografia sua onde é possível ver duas posições que lhe conferem um corpo totalmente diferente — ela nunca tinha feito algo idêntico.

“São as duas bonitas, e sou eu mesma nas duas. Uma lembrança amigável de que se trata tudo de perspetivas, ângulos. Como vês os outros, e a ti mesma. Ser analisada por um milhão de pessoas todos os dias pode ser difícil, especialmente quando falamos do ódio, mas sinto-me forte o suficiente hoje para partilhar convosco quem sou, os meus baixos, e altos, sendo uma pessoa perfeitamente imperfeita“, escreveu.

E continua: “Como o meu pai dizia sempre, a perfeição é uma seca e não existe. Eu amo e aceito o meu corpo de todos os ângulos”, lê-se na publicação na sua conta de Instagram, que tem mais de um milhão de seguidores.

Na imagem da esquerda vemos Gabrielle Caunesil Pozzoli um pouco mais afastada do espelho que fotografa, a parte de baixo do biquíni está subida e uma das suas pernas encontra-se mais para trás, sendo que o pescoço também está inclinado. Já na imagem ao lado, as pernas estão juntas, a rosto virado para a frente, o biquini a direito, e está mais próxima da câmara do smartphone.

A publicação tem mais de 109 mil gostos e quase 1300 comentários. “Isso é o que as pessoas precisam de saber antes de entrarem nas redes sociais”, comenta um dos seus seguidores. “Muito obrigada por partilhares connosco”, agradece outro.

View this post on Instagram

Morning swim ❤️ @hotelcrillonlebrave

A post shared by Gabrielle Caunesil Pozzoli (@gabriellecaunesil) on

A professora de ioga e artista que também denuncia os truques

A NiT também já lhe falou de Hannah Müller-Hillebrand, uma alemã de 24 anos com mais de 303 mil seguidores no Instagram, que está a utilizar a sua conta para revelar exatamente estes truques. Müller-Hillebrand é professora de ioga, artista e identifica-se como feminista, algo de que fala várias vezes nas suas partilhas nas redes sociais.

Numa publicação de 9 de julho, por exemplo, mostra como colocar uma das pernas mais para a frente faz com que o rabo pareça muito maior. Ainda nesse mês, no dia 27, fez uma montagem com duas imagens do seu rosto — numa delas parece uma modelo de uma campanha de beleza e na outra está no mesmo local (em cima da cama) mas com mais luz e a câmara mais para baixo, evidenciando o duplo queixo.

Outra das suas publicações virais foi feita no dia 30 de junho. “Posar de forma um pouco diferente pode mudar tanto a forma do corpo. Este não é um antes e depois! Nenhum é ‘melhor’ ou ‘mais bonito’ do que o outro. Tenho visto muitos produtos de perda de peso sendo anunciados com fotos semelhantes a estas e isso é muito prejudicial. Não compres produtos com propaganda falsa que não são benéficos para o teu corpo e fazem com que te sintas uma merda. O teu corpo merece ser nutrido e tratado com amor. Por favor, não te deixes enganar por esse tipo de imagens. Cuida de ti”, apela.

Há outras imagens igualmente chocantes: numa delas mostra como dobrar os calções e inclinar o corpo para a frente fazem com que a cintura pareça muito mais fina; noutra imagem basta juntar mais as pernas para o corpo aparentar ser muito mais fino também.  Ambas as influencers querem mostrar que nem tudo é o que parece e que não devemos questionar o nosso corpo por causa de uma imagem que, muitas das vezes, representa uma ilusão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT