Ginásios e outdoor

Indiana Jones: aos 80 anos, Ford não come carne e faz 64 quilómetros de bicicleta por dia

O quinto filme da saga de ação vai estrear em junho. O ator continua em grande forma e dispensa duplos.
Ninguém fica indiferente.

Não parece, mas Harrison Ford deu vida ao arqueólogo Indiana Jones pela primeira vez há mais de 40 anos. Há 41, para sermos precisos. Tudo começou em 1981, com “Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida”.

Ford incarnou o papel em mais quatro ocasiões. Atualmente com 80 anos, o ator despediu-se finalmente da personagem que o imortalizou. “Indiana Jones and the Dial of Destiny, o quinto e último filme da saga, estreia em junho de 2023.

No trailer já divulgado, o protagonista surge rejuvenescido e em manobras cheias de adrenalina. Harrison Ford aparece aos saltos entre carros a alta velocidade, corre ao longo de um comboio em movimento e anda de mota atrás de um avião. Entre saltos e acrobacias arrojadas, a pergunta que se impõe é: como consegue manter aquele nível de energia e habilidade?

Ainda foram divulgadas poucas imagens, mas todas comprovam que o ator está em excelente forma. O segredo de Ford é só um: “Não stressar com a idade”, revelou Boyd Holbrook — que contracena com ele no filme —, em entrevista à revista “Variety”.  “Harrison Ford está aí para as curvas. A idade, para ele, não passa de um número.”

Mads Mikkelsen, que também partilha várias cenas com Ford, mostrou-se estupefacto com a excelente forma física do octogenário durante as filmagens: “Lembro-me especialmente do primeiro dia: começámos a filmar e acabamos às cinco da manhã. A seguir, ele pegou na bicicleta e foi a pedalar até ao hotel, que ficava a cerca de 50 quilómetros”, contou ao “The Hollywood Reporter”.

Ao longo dos anos Ford nunca descurou a sua alimentação. Segue um regime alimentar bastante restrito e tem um estilo de vida muito ativo, como explicou à “USA Today”: “Sou saudável e gosto de estar sempre a fazer alguma coisa. O meu compromisso comigo próprio é manter o meu velho rabo em forma”.

Outro dos segredos da jovialidade do ator é o facto de manter uma rotina de sono muito rigorosa — dorme seis horas diariamente — e tenta deitar e levantar-se sempre à mesma hora. Além disso, Ford é também conhecido pela sua pontualidade exemplar, sendo sempre uma dos primeiros a chegar ao set de filmagens.

“É incrível. Ele parece ter uma rotina muito rígida. Podemos acertar o relógio pelas coisas que Ford faz diariamente, à mesma hora”, revelou uma fonte da equipa de produção de “Indiana Jones and the Dial of Destiny, ao jornal britânico “The Mirror”.

Treinar até não poder mais é o objetivo

O protagonista dos filmes de aventuras e Harrison Ford têm muito comum. Uma delas é o ritmo de vida. O ator adora andar de bicicleta, jogar ténis e nunca diz que não a um treino intenso, ou não fosse ele que executa a maioria das acrobacias.

Ford raramente recorre a duplos e algumas cenas mais arriscadas valeram-lhe várias lesões. Segundo o “Deadline” durante as gravações desta última sequela, Ford lesionou-se num ombro. Mas isso não o travou. Continuou a filmar ao mesmo ritmo e mostrou que estar em forma é mais do que um corpo cheio de músculos.

Para conseguir responder à exigência da personagem, Harrison Ford não fazia grandes períodos de descanso entre exercícios. Fazia o treino todo a um ritmo alucinante, sem parar.

A primeira ronda envolvia flexões, agachamentos e alongamentos, seguida de burpees, flexões de peito e saltos para a caixa. Por último, a terceira série, implicava flexões com saltos, step-ups com halteres, bíceps no cabo e agachamentos com bola de medicina. Cada exercício tinha entre oito a 15 repetições e depois Ford fazia o mesmo circuito três ou quatro vezes.

Com o objetivo queimar gordura e conseguir resultados visíveis, incluiu o cardio na sua rotina diária de treino. Exercícios aeróbicos que também o ajudaram a conseguir a resistência necessária para aguentar todos os movimentos de alta intensidade que precisava de fazer durante as gravações.

O ator percorre cerca de 64 quilómetros de bicicleta todos os dias, por isso, juntou apenas corrida e caminhadas à sua rotina diária.

Não à carne e aos lacticínios

Há uns anos, Harrison Ford reformulou a sua dieta, eliminando carne e lacticínios, como explicou à Ellen DeGeneres em fevereiro de 2020. A sua decisão foi baseada nos efeitos negativos que estes grupos alimentares tinham no seu corpo e no meio ambiente.

“Um dia decidi que estava cansado de comer carne”, explicou à apresentadora. “Sei que não é bom para o planeta e também não é bom para mim.” DeGeneres que é vegetariana, concordou e acrescentou: “É bom não comer carne”.

Atualmente mantém um regime alimentar à base de peixe e muitos vegetais, que descreve como uma “dieta muito aborrecida”. Contudo, Harrison Ford acredita que a dieta restrita que segue é determinante para se manter em boa forma.

Leia também este artigo da NiT onde lhe contamos que o ator aprendeu a voar aos 54 anos e teima em não largar os seus aviões — mesmo após vários acidentes onde escapou à morte por muito pouco.

Apesar de ainda não terem sido divulgados muitos detalhes, a história do novo Indiana Jones decorre em 1969. As primeiras imagens relevam que Ford está aí para as curvas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT