Tigist Assefa não correu, voou. A atleta, natural da Etiópia, bateu o recorde mundial feminino, até então, na Maratona de Berlim, na Alemanha, em setembro de 2023 — e fê-lo com um par de sapatilhas tão leves que quase desafiam as leis da física. O nome? Adizero Pro Evo 1. A adidas decidiu, então, pegar nessa tecnologia de elite e torná-la acessível a todos. Assim nasceram as Adizero Evo SL.
À primeira vista, parecem saídas de um laboratório secreto da NASA. Têm um design minimalista e um peso que não passa das 188 gramas. A inspiração vem diretamente do feito conseguido pela atleta há dois anos.
Tigist Assefa, com 26 anos, e ainda relativamente desconhecida do mundo elite, entrou na Maratona de Berlim com umas sapatilhas brancas, finíssimas, com uma sola adaptada à modalidade. Cruzou a meta com 2h15:50 no relógio, menos dois minutos em relação ao recorde anterior.
Além do talento e do esforço, muitos atribuem o sucesso também ao que calçou. No final, Tigist Assefa beija os sapatos, ergue-os, quase como um agradecimento.
Estas sapatilhas (as Adizero Pro Evo 1) custavam quase 500€ e tinham uma produção super limitada. No entanto, agora é possível comprar o modelo criado posteriormente, por um valor mais acessível. As Adizero Evo SL são uma espécie de versão “civil”, com a mesma espuma milagrosa, o mesmo ADN de velocidade e um visual que continua a virar cabeças.
As Evo SL não têm placa de carbono. São feitas para treinos diários e para quem percorrer quilómetros. Tem uma sola continental (agarra em piso molhado), entressola de alto retorno energético e um upper respirável que parece desaparecer no pé.
São as sapatilhas ideais para quem pensa em começar a correr, com um toque olímpico. Encontra-as à venda por 150€, com tamanhos que variam entre 36 e o 45 e estão disponíveis online.
Na galeria pode conhecer todas as cores disponíveis deste modelo, que o vão fazer “voar” na sua próxima corrida.